TVI Foi a Primeira Televisão Portuguesa a ter Provedor de Telespectadores

Maio 16, 2005 às 11:05 am | Publicado em Media & Jornalismo | 27 comentários

Lê-se no Jornal de Notícias que «foi uma televisão privada, mais concretamente a TVI, a primeira a criar a figura do provedor do telespectador. No arranque das emissões, o capital da estação ainda era detido maioritariamente pela Igreja e para ocupar o cargo foi convidado Sousa Franco.”Era um trabalho subterrâneo, não tinha antena. Num dos Encontros da Arrábida em que participou, Sousa Franco admitiu que se limitava a responder às cartas dos telespectadores”, contou José Carlos Abrantes». Ler Mais

Advertisements

27 comentários »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

  1. I de quê? ..
    A verdade é que a TVi necessita e muito de um provedor e de frenar os humores “nonsense” dos seus pivots e , em primeira instância, dos seus directores de informação. O jornal da TVI não é mais que uma paródia jornalística que abre virada para o consultório médico e acaba em ataques e achaques políticos de índole anti-esquerdista… permanentemente.
    O “I” deve vir dos tempos de “o Independente” em que políticos disfarçados de jornalistas , ou vice-versa, arrepiavam caminho nesta “porreira” ética portuguesa, para fazer valer os seus pontos de vista, em lugar de transmitir informação, assumindo arrogante e desonestamente uma profissão que não professam.
    “I”nfelizmente a maior parte das vezes conseguem fazer passar mentiras ou meias-histórias anedóticas, às quais um cidadão minimamente formado e verdadeiramente informado, só pode responder sorrindo…
    O lodo, a descerebração e a ignorância em que caiu o jornalismo português, contrastam flagrantemente com o virtuosismo pretensioso daqueles 40 minutos em que a Sra.Manuela Moura Guedes vai conduzindo os Portugueses e as suas “vontades” através das suas brilhantes conclusões.
    Francamente surreal. Meia hora a falar de “alegados” e “testemunhos” para atestar faltas e incompetência de meio Mundo, para chegarmos ao fim que tivemos a prestar atenção a mais do mesmo.
    Não se faz. Ou melhor, faz-se , mas não se devia fazer.

  2. senhor provedor na televisão deveria haver um programa para ligar empresas a desempregados e essa empresa devia ganhar um prémio já k á prémios de tdo e mais alguma coisa mas empresas honestas porque á empresas que andão a esplorar os emigrantes e os portugueses andão a ficar para trás ou investirem num trabalho com desempregados eu alinhava pensem nisso por favor nessa altura é tmpo de ajudarmos uns aos outros. obrigada

  3. Eu quero é enviar uma mensagem ao Porvedor da TVI.
    E que é a seguinte (que aliás já tentei por outras vias que lá chegasse mas como não tive feedback fiquei na dúvida)É o seguinte:
    O programa dos casais swingers que a TVI transmite é mais foleiro do que o ambiente das antigas casas de prostitutas do meu bairro alto. Até a patroa das meninas era mais discreta do que a Teresa Guilherme.
    E a gente não precisava de ar nas vistas. Como aquele que diz: quem mais fala disso é o que menos faz.
    Aliás até os swingers (que eu saiba porque não o sou) não se mostram ao domicilio

  4. Bom Dia
    Sou um telespetador assíduo da TVI e quero chamar a atenção dos responsáveis para a “palhaçada”, na minha opinião, do programa da manhã, onde a apresentadora passa o programa a rir, por tudo e por nada e o pobre do manuel Luis Goucha tem que a aturar. E quando não se ri, ao falar diz sempre asneira, quando o assunto não é lido. Depois, porque não não mais tempo aos senhores, que, com conhecimento de causa, analisam os casos mais graves do dia a dia do crime. em Portugal. Porque será que só, ao meio dia, meia-hora, começam essas análises. E claro, já ouvi da boca desses senhores que assim não dá, porque não têm tempo de analisar bem casos que lhe são apresentados. Se querem que a TVI seja lider das audiências, vejam o que passa no programa da manhã e depois digam se eu tenho ou não tenho razão. Outra coisa: Quando dizem ao resposável da informação para usar gravata, como fazem os seus colegas de outras televisões.

  5. Porque carga d”água, quem está a ver a telenovela da noite “Louco Amor” é obrigado a assistir á publicidade encapotada do LIDL.? Dentro da telenovela,assistimos a duas protagonistas a fazer compras num super-mercado.e no acto de pagamento o caixa pergunta se é para “arredondar”.Ora toda a gente sabe que esta campanha,está a ser realizada pelo LIDL..

  6. no programa da manhã a apresentadora é duma descontração descontraida,
    elegancia nikles, dom da palavra nem ablar é do mais básico possivel e ri muito alto mesmo que não seja caso disso é um programa muito cultural em disparates
    até o goucha que se tinha feito um bom apresentador embarcou nas fanttochadas e perdeu o bom tom que tinha, a tvi deixa muito a desejar com a psicose das audiencias aquele programa degradante da tereza guilherme é um verdadeiro esg-
    oto, credo, a decadência total e absoluta dos valores morais da sociedade

  7. Continua a publicidade encapotada.Duas tele-novelas,Louco Amor, em que duas protagonistas vão ao café do sr. Óscar,fazer o carregamento de telemóveis,para ficarem habilitadas a um prémio.Doce tentação…dois protagonistas na Mercearia da vila, fazem publicidade a um banco. Por este andar, o hábito vai fazer com que as audiências das tele-novelas da tvi….continue a subir.Já não bastam as carradas de publicidade que dão entre programas, ainda somos obrigados a assistir a publicidade dentro dos próprios programas.Sem falar nas chamadas de valor acrescentado….mais uma trafulhice.

  8. Bom dia
    Por acaso tem a sua graça. o Sr. manuel Luis Goucha, cujo sentido sexual é bem conhecido, a apresentar um progrma sobre o KAMASUTRA. Só foi pena, em vez de bonecos, apresentarem um homem e uma mulher, a fazer demonstrações Será que a Administração da TVI não vê estes programas, cujos apresentadores não recebem o ordenado mínimo nacional, mas são pagos a peso de ouro?. Pobre TVI, que tem uma apresentadora, nada bonita, a fazer o Diário da Manhã que não sabe ler..
    Qualquer dia deixo de ver a TVI. E é pena porque lá há bons profissionais como o Sr. Carvalho e D. Judite de Sousa. Quem é o responsávelo pelas palhaçadas do pseudo casal Goucha, que para tratar de assuntos importantes, deixa aos convidados uns míseros minutos.Quem acode á TVI

  9. Já deixei no Facebook este reparo: – pela 3ª. vez não consegui hoje ver até ao fim o episódio de Casos da Vida, na TVI Ficção. A seguir ao intervalo, a cassette faz “marcha atrás”, repete parte do episódio e como depois tem que ser cumprido o horário, nunca chegamos a ver como termina o episódio. É pena que ainda ninguém responsável tenha sido alertado para este problema.

  10. Caros amigos da TVI: Vocês não veem televisão. Se a resposta for afirmativa eu pergunto? Vocês veem o Sr.Henrique Garcia? E aguentam? Na minha casa,não!.

    Cumprimentos

  11. Acabei de ver a entrevista da Exª Srª dª Drª Judide e Sousa ao Ex- Ministro das Finanças Teixeira dos Santos. Tal como a “defunta” Manuela Moura Guedes, a Judite está impecável neste papel. Fez uma entrevista que poderia trazer grandes esclarecimentos sobre a política passada actual e futura, que interessava às pessoas, mas não, fez a entrevista sempre a pedir , pedir , pedir que o Teixeira dos Santos lhe dissesse que tinha andado à pancada com o Sócrates. Que vergonha. Se correram com a Manuela Moura Guedes agora corram com esta senhora. É uma vergonha para a vossa estação e uma ofensa para o espectador que tem cabeça própria para pensar.

  12. Ontem, dia 22/9/2013, no programa desportivo, contragolpe, programa candidato ao oscar da imbecilidade, um dos artistas, a propósito do incidente de que foi protagonista, o treinador Jorge Jesus, teve a “inteligência” de proferir a seguinte frase – ” O Jorge Jesus é da Amadora, e na Amadora as pessoas não têm uma boa relação com a PSP”.
    Todos os paineleiros e até o Pivot, sorriram, talvez porque a sua inteligência não lhes tenha permitido ver que a frase proferida, é uma frase RACISTA.

  13. Quero deixar aqui a minha indignação sobre o programa ” Casa dos Segredos”, ou antes “Casa da Prostituição”. Ninguém é obrigado a ver o que não quer; estamos de acordo. Mas estarmos permanentemente a ser bombardeados com este programa a qualquer hora do dia acho demasiado, inclusivé em horário nobre, onde antes só passavam os melhores programas. Não tenho outro adjetivo senão nojento para classificar o programa e programação deste nível é, no mínimo, desprestigiante para um canal que tem muita qualidade, nomeadamente no que toca a informação.Apesar de achar este programa horroroso, aceito que haja quem goste, ou não iria já numas quantas sessões. A minha indignação vem do horário em que é transmitido diariamente. Deixo aqui uma sugestão: que num programa do “Discurso Direto” seja este o tema a ser debatido, para ouvirmos a opinião dos portugueses.

  14. Boa noite
    Sou un espetador assíduo dos telejornais da TVI e tenho pena que as locutoras dos telejornais da tvi, de manhã e da tarde, não saibam português. Dizem Sófala em vez de Sofala e Quélimane, em vez de Quelimane. Além disso utilizam muitas vezes a palavra aliás, quando se enganam. A Drª. Judite de Souas devia ter vergonha de ter locutoras tão pobres como aquelas que dizem os telejornais . A TVI merece locutoras mais competentes e que falem bem o português. Cumprimentos anterosampaio@sapo.pt

  15. Bom tarde
    Sou um telespectador assíduo da TVI e quero chamar a atenção dos responsáveis para a “palhaçada”, na minha opinião, do programa casa dos segredos, onde a apresentadora já não tem graça nenhuma, por tudo e por nada é um programa tao triste que não educa nada pelo contrario, peço os senhores, com conhecimento de causa, analisam os casos mais graves do dia a dia do conteúdo do programa. Se querem que a TVI seja líder das audiências, arranjem programas melhores que isto é deprimente. Outra coisa: se as audiências são isto…
    Ainda me lembro quando no canal1 o Sr. Eduardo Moniz disse em relação ao bing show sic que em Portugal so os programas para atrasados mentais é que tem audiência. Se é assim que se vai dar exemplos as crianças deste pais num programa de televisão andarem a pancada. Isto é a casa do putedo.

  16. Senhor provedor vinha pedir que as pessoas que emitem programas que podem ferir sensibilidades e com crianças a assistir como foi o caso, tenham o maior cuidado hoje 3-09-2014 pelas 19.55h sensivelmente com os meus filhos de sete anos a assistir vejo uma passagem da telenovela o beijo do escorpiao, qual o meu espanto vejo dois homens a beijarem-se na boca (não tenho nada contra os homossexuais)cada um é quem é, mas em horário com crianças a assistir é lamentevel, pedia por isso o maior cuidado com essas imagens.

  17. senhor prevedor venho por este meio dizer que e uma autentico nojo,a casa dos segredos…que nao tem formaçao nenhuma pelo contrario :sem nexo nenhum ! a horas indecente para crianças que esperam por as novelas …e outras coisas mais.Quando podem dar esse programa a partir das 00.00 h agradeço que tome as medidas corretas .
    a graciosamente
    cumprimentos

  18. 31 de Outubro de 2014

    Ex.mo Senhor Provedor,

    Sou, como muitos, espectador TVI e como tal, dadas as possibilidades dos operadores, vejo “Casa dos Segredos 5” que agora também emite publicidade, e daqui a dias um nº de telefone 760 …??? para respondermos ou insultarmos os “queridos
    ordinários da Teresa” e a quem a VOZ, que nas anteriores Casas foi tão intransigente e imparcial, nesta atinge os parâmetros da arbitragem mais parcial.
    Alguns dos concorrentes, além de serem do nível mais baixo
    dos que até agora participaram, são ordinários, mal formados e porcos, como nunca se viu, e a VOZ pouco ou nada utiliza os seus “poderes”. Os palavrões são mais que muitos e da pior espécie, quer na conversa normal como no insulto direto ou encapotado. Os “gases” de que se queixa elas e alguns deles são uma “brincadeira” constante que a VOZ não sanciona. As cobardes brincadeiras de levar as patetinhas das raparigas à água e de agora o menino Hugo achar-se campeão de boxe francês e de vez em quando dá chutos na Vânia, é de uma liminar falta de senso e mínimo de respeito, sendo tudo isto passível de ser visto por qualquer criança, cujo operador disponibilize essa facilidade de acesso.
    A VOZ estabeleceu umas sanções um pouco mais enérgicas, mas as quis não ligam.
    Eu propunha que após os concorrentes, por sanções de má conduta, ficarem sem todo o dinheiro, passassem a ter sanções multas efetivas (em valores negativos) sobre o “caché” a receber, que não poderia ser recuperado nunca. O tabaco não era de reduzir mas sim de acabar. Uma semana depois, quem merecesse recuperaria 50% da sua quota, mas se dispensasse a outro seria monetariamente penalizado (claro que alvitro serem as multas definitivas de menor valor que as outras). Quem dormisse após a alvorada seria sempre penalizado, quem fosse descansar para os quartos sem ordem expressa da VOZ, era nomeado e após três prevaricações, expulso. Esconder ou roubar alimento tinha multa, não ajudar ou executar mal as tarefas cometidas, teria multas sucessivas e progressivas.
    Outras sugestões existirão mas julgo que com estas e uma forma mais convincente da votação de expulsão (a do LUIS tinha dinheiro a mais e possibilidade de ganhar), acho que traziam mais verdade e uma melhor aceitação a este programa em direto. Pois não é de esquecer que por o “PIIIIIsss” nos extras não resolve a ordinarice das palavras que usam.
    As minhas desculpas pelo extenso relembório, mas já não aguentava mais e gostava de continuar a ver.
    Muito obrigado pela atenção, estou em crer que me dispensaram,
    GD

  19. Até quando os telespectadores vão continuar a ser bombardeados em praticamente todos os programas com o assédio 760……. ,o ” CANCRO ” actual da televisão em Portugal que se foi alastrando e já contamina toda ou praticamente toda a programação televisiva em Portugal,aproveitando a situação do país e as dificuldades das pessoas e a sua crença de serem facilmente levadas a acreditar que está num simples telefonema a resolução desses mesmos problemas .Mas aquilo que torna mais lamentável nesta situação além da doença 760 …….. atravessar quase toda a programação é a insistência com que os apresentadores de cada um e cada qual programa ou canal fazerem uma autentica ladainha de forma a levar os telespectadores a acreditar que uma chamada resolverá os seus problemas económicos,quando na realidade estão é a contribuir para um filão que se tornou um dos principais financiamentos da televisão em Portugal.
    Com este comentário não tenho a minima esperança que as coisas se alterem pois para isso seria preciso que alguma entidade exterior colocasse regras e tempos na sua utilização por parte dos operadores televisivos,.Esperemos que alguém tenha essa coragem.

  20. Sr. Provedor

    Venho aqui mostrar o meu desalento pela sanção que a voz deu ao Bruno, já que a expulsão imediata da casa, era na minha opinião e na opinião de muitos portugueses com quem tenho falado e comentado, dizem o mesmo.
    Na verdade a TVI fracassou na minha opinião, e não me resta mais nada senão deixar de ver esse canal na hora em que estiver a transmitir aquele reality.
    É um incentivo muito grande á violência aquilo que o mal educado e estúpido do Bruno fez á Agnes.
    Se não és por mim és contra mim, são as ideias desse idiota, sem formação nenhuma, mas que provavelmente apoiado pela TVI (ENDEMOL ), vai continuando dentro da casa, a praticar os seus atos, numa altura em que se combate fortemente a violência domestica no nosso País.
    Não pensem sómente nas audiências, mas sim no que elas podem transmitir de positivo, ou de negativo.
    Lamento mas pela minha parte jamais continuarei a ouvir e a ver esse canal, enquanto esse bruto permanecer lá dentro.
    Tiranos á muitos por esse mundo fora, mas têm vindo a ser repelidos aos poucos.
    Peço que reconsiderem, e coloquem esse mal educado e incentivador de violência doméstica fora do programa, sem esperar que seja o público a fazê-lo, pois só dessa forma será um bom exemplo para todos, e até para futuros programas.

    Atentamente

    Hélder Silva

  21. sr provedor e responsáveis do concurso ora acerta
    venho por este meio informar q num dos vossos passatempos tentei participar para o numero indicado no ecrã,760300999, pelo menos quatro vezes.
    qual o meu espanto quando ligo, da operadora dizem q o numero n esta atribuído e esta errado.
    afinal é o numero q esta mal, ou não esta atribuído? acho importante referir q liguei enquanto o passatempo decorria. agradeço q resposta

  22. Sr. Provedor
    Queria apenas deixar um comentário ao programa Moneydrop.
    Começou bem, e penso que a apresentadora também. Fez esquecer os programas horríveis que dirigiu, estilo Big Brother!
    O programa tinha interesse, e obrigava-nos a pensar, sofrendo quase tanto como os concorrentes.
    Mas, pouco tempo depois, e numa imitação do famigerado e horrível “Preço Certo”, passaram a incluir não concorrentes anónimos, mas “artistas”. Mau.
    E começaram a repetir programas ao Sábado!
    Ora acontece que as repetições nunca mais pararam, ou seja, o programa real durou umas tantas semanas, e daí para a frente só se assiste a repetições!
    Não acho correcto. O interesse perdeu-se. Lembro-me dos concorrentes e até de muitas perguntas e respostas!
    Porquê? E porque razão não se informa o público?
    Será que se acabou o dinheiro?
    Será porque a T.G. está noutra ou foi de férias?
    Julgo que quem paga taxas e mais taxas, e cada vez é mais bombardeado com publicidade e com telenovelas que já deviam ter acabado mas às quais se vão acrescentando episódios e personagens que já enjoam, devia merecer consideração e uma explicação.
    O Sr.C.A.M. julga-se muito inteligente, só que não o consegue demonstrar…
    Muito obrigado

  23. Sr. Provedor,

    É inacreditável como como se mantém há tanto tempo na TVI 24 essa histérica
    da Constança Cunha e Sá que não tem qualquer competência para fazer apre-
    ciações sobre o desempenho de Ministros da Finanças. Além disso é malcriada.
    pois está sempre a interromper o colega de comentário António Costa, julgo que
    deve estar etilizada.
    G.M.

  24. Como é possivel a TVI continuar apresentar a quinta haja dignidade; audiencias???? Antes vale ver o canal playboy

  25. Estou farto da telenovela a Única Mulher, por favor ponham outra telenovela senão começo a ver as telenovelas da Sic, que tem mais conteúdo.

  26. Senhor provedores TVI já chega de reality shows tipo casa dos segredos quinta e outro são programas fúteis aonde ha pessoas fúteis não se aprende nada invistam na cultura filme positivos contudo positivo. Estão a fazer yn geração crwcer e ser fútil sem nenhum futuro. Já chega de fazer reality shows sem o construção da pessoa sem a pessoas querem já chega de jornalismo trágico não boas noticias em lado nenhum as notícias deviam ser90% boas positivas e 10% negativa. Jornalismo e televisão não deviam invadir a vida privada das pessoas. Faça com os criadores de novelas alertem para positividade roteiro bons


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Site no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

%d bloggers like this: