MundÁfrica: um jornal gratuito para toda a África Lusófona

Fevereiro 22, 2007 às 11:09 pm | Publicado em Comunicação e Sociedade | 1 Comentário

 África Lusófona - Capa da Revista

NOTA! Usamos a capa da revista África Lusófona aqui apenas com o fim ilustrativo, uma vez que ainda não estão disponíveis imagens do novo jornal que vai unir os países da África de expressão portuguesa.

“Uma nova publicação mensal sobre temas predominantemente africanos, MundÁfrica, sairá gratuitamente na próxima terça-feira, havendo a intenção de a transformar, a breve prazo, primeiro num quinzenário e, depois, num semanário.
Em declarações à Agência Lusa, José Roberto Ferreira, director do MundÁfrica, indicou que o jornal terá 24 páginas, muitas delas a cores, e dará primazia a temas africanos, nomeadamente dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP), além de destaque para assuntos da Lusofonia em geral.
José Roberto Ferreira, também director da revista África Lusófona, cuja publicação está suspensa desde o início de 2006, acrescentou que cada um dos «cinco» – Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe -, «terá direito» a uma página, bem como Brasil, Macau e Timor-Leste, havendo ainda várias notícias de «todo o mundo de língua portuguesa».
A novidade da publicação assenta na distribuição gratuita, não só nos habituais quiosques de vendas, mas também nas estações de comboios e de metropolitano e nos aeroportos de Lisboa e Porto, bem como em locais de maior concentração de população africana, acentuou.
Paulatinamente, segundo José Roberto Ferreira, espera-se alargar a distribuição do jornal aos PALOP, Brasil, Macau e Timor-Leste, onde o MundÁfrica conta com correspondentes locais, além dos três jornalistas permanentes que mantém na redacção central, em Lisboa.
A tiragem do «número um» – «não há número zero», explicou – começará nos 30.000 exemplares, prevendo-se que possa aumentar consoante os resultados iniciais, sendo os respectivos custos pagos pela publicidade angariada.
«Uma língua unindo quatro continentes» é o lema do MundÁfrica que será igualmente dividido em várias secções, como Política, Empresas e Negócios, Pensar Feminino, Educação, Saúde, Ciência e Tecnologia, Cultura e Desporto.
Segundo José Roberto Ferreira, o primeiro número tem como manchete uma reportagem sobre a etnia Bacongo (Angola) e a forma como capturam crocodilos com as mãos e com armas rudimentares.
O lançamento do MundÁfrica decorrerá na terça-feira à tarde no Auditório Agostinho da Silva da Universidade Lusófona, em Lisboa”. [
in Diário Digital]

1 Comentário »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

  1. Muito prestativo..
    Adorei.
    Beijos


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Create a free website or blog at WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

%d bloggers like this: