Mega’post’

Abril 28, 2007 às 5:35 pm | Publicado em Comunicação e Sociedade, Media & Jornalismo, Política | Deixe um comentário

A SEMANA SAI HÁ 16 ANOS

“A primeira edição do “A Semana” chegou às bancas a 26 de Abril de 1991.
Este ano, as celebrações do aniversário do semanário acontecem em Maio (ainda em dia a definir), na ilha de São Vicente, com a realização de um fórum sob o mote “Onde estamos? Para onde vamos?”
Uma série de personalidades da vida política e económica do país e representantes da sociedade civil vão reflectir sobre o estado da Nação, da comunicação social e do jornal “A Semana”, procurando também novos caminhos e desafios para o futuro”. [
in A Semana]

É LANÇADO UM LIVRO SOBRE A GERAÇÃO CLARIDOSA

“O livro reúne depoimentos, declarações e curiosidades até aqui dispersas de algumas das principais figuras que estiveram na formação ou suporte da revista Claridade, especialmente Baltasar Lopes da Silva, Jorge Barbosa e Manuel Lopes. O lançamento está previsto para as 17 horas, na Biblioteca Nacional, onde também decorre o simpósio”. [in A Semana]

ZAP TV COBRE TODO CABO VERDE

“A CVMultimédia vai disponibilizar o serviço ZAP TV por assinatura na Ilha do Fogo já a partir de 1 de Maio, coincidindo com as festividades de ‘Nho San Filipe’
fotoDepois das ilhas de Barlavento e Santiago a CVMultimédia prepara-se para concluir a segunda fase do projecto, alargando a sua rede às ilhas do Fogo, Brava e Maio, cobrindo todo o território nacional.
Assim, até a primeira quinzena do mês de Maio, os Cabo-verdianos poderão em qualquer ilha solicitar o serviço ZAP, que é constituído por uma oferta de 21 canais de televisão, sendo que três são comercializados opcionalmente.
Desde o seu lançamento o serviço mereceu algumas melhorias, nomeadamente a introdução do canal de notícias France24 no pacote básico e a passagem do canal Euro News para português.
O serviço ZAP que no inicio apresentou vários problemas operacionais, encontra-se agora estabilizado, garantindo uma qualidade de sinal permanente durante 24 horas”. [
in Liberal]

CHINESES COMBATEM AS REGALIAS MONOPOLÍTICAS DA CABO VERDE TELECOM NO CABO

“A nova empresa de TV Cabo no País, a Cabo Verde Xinnuoli de Serviços de Comunicações Electrónicas e Teledifusão Digital, SA, CVXTV, começa a operar a partir de segunda-feira, 30 de Abril, mas o lançamento oficial está agendado para 17 de Maio, Dia Mundial das Telecomunicações. A televisão por assinatura da empresa chinesa Xianmen Xinnuoli, arranca com 17 canais, sendo um opcional e seis canais próprios. De acordo com a presidente da CVXTV, Li Shu Yin, a opção de criação de canais próprios tem a ver com a impossibilidade da empresa adquirir os direitos de transmissão dos canais portugueses que os cabo-verdianos estão habituados a captar em Cabo Verde.
Segundo Yin, a dificuldade em trazer as televisões de Portugal para Cabo Verte tem a ver com conteúdos, porque “a TVI, a SIC e SportTv não têm direito de transmitir os conteúdos que adquire a outras empresas para Cabo Verde”, por isso “criamos os nossos próprios canais para transmissão de filmes e desenhos animados, com conteúdos que compramos a outras empresas de audiovisual, mas brevemente, vamos ter um canal de desporto para transmissão dos grandes eventos internacionais e um canal de novelas brasileiras”
fotoNesta primeira fase, a CVXTV apresenta aos clientes CVXTV Crianças; CVXTV Cinema 1; CVXTV Cinema 2; a CVXTV XXX, o canal para adulto (opcional), a Tv brasileira, Rede Record Internacional; a BBC World; France 24 em francês e inglês; dois canais espanhóis, TVE e TWI; CCTV em francês e espanhol; duas estações russas, a PERVIY e RTR Planeta; RTP Internacional; RTP África e TCV.
Quanto aos preços, o pacote básico mensalmente até 1 de Maio de 2008, 1.750 escudos e se optar com acrescentar o canal adulto, custa 1.960 escudos. Entretanto, para o acesso aos canais da CVXTV, basta que os assinantes disponham de uma antena normal e adquiram uma Set Top Box, STB, que custa 15 mil escudos, mas podem ser amortizados em até 12 prestações. Contudo, quem optar por pagar o valor total nesta primeira fase, que vai até 31 de Julho, recebe uma bonificação, em que durante três meses não paga a assinatura. O sistema de televisão por assinatura sem fio (DVB-T) permite a sua captação não só nas residências como nas viaturas equipadas com dispositivos para o efeito.
O sinal é todo digital, segundo Li Shu Yin, “os sinais analógicos como o da TCV, são transformados em digital e a qualidade é excelente”. A presidente da CVXTV garante, que a empresa se instalou a Cabo Verde para apresentar qualidade e para “servir a todos”, expressão adoptada como slogan da CVXTV. Por isso, cada cliente vai poder dar a sua opinião sobre os conteúdos disponíveis e a empresa vai adaptando as expectativas do “freguês”.
Num primeiro momento, a CVXTV vai operar só no município da Praia, onde pretende atingir até Dezembro três mil clientes, mas “a meta da CVXTV é ter o maior número de clientes de TV por assinatura em Cabo Verde, como uma tarifa mais acessível”, por isso, segundo Yin, dentro de um ano a empresa quer chegar a todo o País e assim chegar aos 10 mil assinantes.
Contudo, desde Setembro do ano passado, o País dispõe de uma TV por assinatura, a ZAP TV da empresa CV Multimédia do Grupo Cabo Verde Telecom com cerca de 250 clientes e que utiliza o serviço IPTV, triple-play sobre ADSL 2+ que conta canais de televisão, internet de banda larga, telefone fixo e vídeo-on-demand, no fio de cobre”. [
in Liberal]

EXPRESSO DAS ILHAS NO “EDWARD R. MURROW”

“O Director do Jornal Expresso das ilhas, Vlademiro Marcal, encontra-se neste momento nos Estados Unidos da América a participar no programa “Edward R. Murrow”, para jornalistas, organizado pelo Departamento de Estado norte-americano. O programa, que teve início a 9 de Abril e termina a 28 do corrente, contempla cerca de 185 jornalistas, oriundos de 132 países, e visa essencialmente, verificar os direitos e as responsabilidades de uma imprensa livre, observar o funcionamento das Instituições norte-americanas, nos aspectos político, económico e social.
Na abertura do programa a vice secretaria para os Assuntos da Educação e Cultura, Dina Powell, sublinhou a importância do programa principalmente para um país como os EUA que reconhece ser impossível o êxito da democracia sem uma imprensa livre. “Como poderão constatar durante os vários painéis que os senhores irão participar, o Governo dos EUA convidou vários jornalistas americanos para falarem do exercício da sua profissão muitos deles, aliás, críticos à administração Bush”, disse Dina Powell que se mostrou satisfeita pela organização do evento, nos EUA.
Mas o ponto alto do programa foi o encontro que os jornalistas mantiveram, na passada terça-feira, 10, com a Secretaria de Estado norte-americano, Condoleezza Rice, para quem a África continua a ser prioridade da actual administração norte-americana. Rice disse que os EUA estão muito atento em relação ao sucesso da democracia nos países africanos, e prometeu ajudar a fortificar o edifício do Estado de Direito Democrático em todos os países que optaram por essa via. “África não pode ser visto como um continente onde só haja problemas, mas sim, um continente de oportunidades no qual os EUA quer ser parceiro em resolver os desafios que o continente enfrenta”, sustentou a Secretaria de Estado norte-americana, apontando a AGOA, o programa Milllenium Chalenge, que fez triplicar ajuda ao continente, e o programa de combate a SIDA (com 15 biliões de dólares) e contra a Malária (1,4 biliões de dólares).
No que toca aos conflitos no continente, Rice avançou que os EUA continuam a acompanhar o conflito em Darfur e alertou para a necessidade de haver maior entendimento entre as duas partes em conflito para acabar de vez com um conflito que já dura décadas e que já vitimou milhões de pessoas. Condoleeza Rice recordou ainda que os EUA conseguiram por termo ao conflito na Libéria e que estão apostados em acabar com o conflito na República Democrática do Congo.
Dando continuidade ao programa, os jornalistas africanos, o grupo anglofono, e do qual faz parte o nosso colega e director deste semanário, Vlademiro Marçal, deslocaram-se a Lexington, Kentucky, onde participaram num seminário integrado com jornalistas dos EUA, sobre “Princípios do Jornalismo numa Sociedade Democrática”, evento que teve por palco, a Universidade de Comunicação de Kentucky, um das mais referenciadas nos EUA. De regresso a Washington, os jornalistas participaram num simpósio internacional juntamente com jornalistas norte-americanos.
De realçar que entre os países que falam português, apenas Brasil e Cabo Verde, ambos com um jornalista cada, foram seleccionados a participar no programa “Edward R. Murrow”, honrando o nome a um dos mais famosos jornalistas norte-americanos”. [
in Expresso das Ilhas]

VISÃO NEWS LANÇA TVISÃO

“O avanço da tecnologia nos permite agora furar as fronteiras e internacionalizar as emissões locais de TV através da Internet, com boa qualidade e a custos reduzidos.
A televisão via o pequeno ecrã está a revolucionar as tecnologias de informação, levando as imagens em movimento para os pequenos ecrãs dos computadores e dos telefones móveis, a milhões de usuários em nível global. Cresce de forma surpreendente o investimento na publicidade neste novo  modelo de comunicação.
TVisao.com vai apostar na formação de parcerias com os canais de televisão estabelecidos na internet para uso dos conteúdos, sem descurar a produção própria que, devido a limitação de recursos, será limitada, pelo menos nesta fase.
O projecto foi concebido e desenhado por Jorge Soares, jornalista e editor do Visaonews.com, com supervisão do webmaster, Helder Rodrigues.
Trata-se de um empreendimento que pode ajudar na promoção dos países da CPLP e de África. Visite o site
www.tvisao.com“. [in Visão News]

A MULHER QUE NÃO SABE DIZER WWW.YOUTUBE.COM

Anúncios

Deixe um Comentário »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Site no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

%d bloggers like this: