Semana Africana da Universidade do Minho

Maio 23, 2007 às 3:31 pm | Publicado em Política | Deixe um comentário

Africanos sentam-se à mesa para ‘Pensar África’


No âmbito da comemoração do Dia da África, os estudantes africanos da Universidade do Minho irão levar a cabo, um conjunto de actividades, que integra palestras, exposição de objectos artísticos e lançamento de livro. Assim, no próximo dia 25 de Maio, a partir das 14 horas, terá lugar, no Auditório B1 do CP2, Universidade do Minho, uma conferência organizada pelo jornalista e investigador cabo-verdiano Silvino Évora e pelas associações estudantis de Angola, Guiné-Bissau e São-Tomé e Príncipe. Sob o lema “PENSAR ÁFRICA”, o debate terá um painel único, intitulado “Políticas Económicas e Desenvolvimento Social”, onde estarão presentes oradores de Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe. De Cabo Verde, quem vai falar é o Doutor André Corsino Tolentino, que apresentará uma comunicação intitulada “Política, Conhecimento e Desenvolvimento”. Da parte de Moçambique, fala o Adido Consular, Jossias Philip. Da Angola, vem o Dr. Vicente Pinto de Andrade, Professor da Universidade Católica de Angola e da Guiné-Bissau, o Dr. João Galina, docente em Braga.
A moderação da conferência está a cargo do Doutor Joaquim Fidalgo, ex-jornalista do Expresso e do Público e actualmente docente no Departamento de Ciências da Comunicação da Universidade do Minho.
Logo a seguir ao debate, a professora Doutora Helena Sousa, docente do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho, irá apresentar o livro de André Corsino Tolentino, intitulado “Universidade e Transformação Social nos Pequenos Estados em Desenvolvimento: O Caso de Cabo Verde”.
Por outro lado, ao longo dos dias 24 e 25 de Maio, será exposta, no Hall do CP2, um conjunto de obras de arte de diferentes países. Entre os crioulos da Universidade do Minho, comenta-se que é rara a memória de uma organização da Semana Africana da Universidade do Minho, que tenha sido tão plural, em termos de eventos e diversidade de vozes.
O ciclo vai fechar-se, no dia 26, com o tradicional ‘Baile de Finalistas’, que junta os estudantes do último ano das várias Licenciaturas e todos os elementos da comunidade académica que estejam dispostos a compartilhar, com os seus colegas, um dos momentos mais importantes da vida.

Anúncios

Deixe um Comentário »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Site no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

%d bloggers like this: