Movimentações na comunicação social em Cabo Verde

Setembro 3, 2007 às 4:23 pm | Publicado em Media & Jornalismo | Deixe um comentário

Respeitando a autoria do texto, recuperamos aqui uma notícia muito importante para o mundo dos media, em Cabo verde, trazida a lume pelo jornal A Semana On-line. Dá conta de um conjunto de movimentações no mercado mediático cabo-verdiano, o que augura uma nova aurora para a comunicação social do país:

“O espectro da comunicação social cabo-verdiana está em vias de conhecer uma nova transformação. Pelo menos dois novos títulos devem aparecer estes dias nas bancas, «A Nação» e «Jornal de Cabo Verde». Mas as novidades não ficam por aqui.
Setembro vai ser um mês de novidades para a comunicação social cabo-verdiana, soube «asemanaonline». Para já, dois semanários serão, por esta altura, colocados nas bancas: «A Nação» e «Jornal de Cabo Verde», ambos publicados a partir da Cidade da Praia.
Dirigida por Alexandre Semedo, ex-jornalista e chefe de redacção do «Horizonte», a «A Nação» tem como promotor o empresário Fernando Ortet, proprietário da Alfa Comunicações, a mesma que produz «Iniciativa», revista de economia.
Já o «Jornal de Cabo Verde» está associado a Apolinário das Neves, ex-director do «Expresso das Ilhas», e actualmente director e do Liberal, do grupo Media Plus SA, o mesmo que edita o site de notícias «Liberal» e que, no ano passado, tentou conquistar um canal de televisão.
O primeiro número de «Nação está aprazado para o dia 5(quarta-feira) e o «Jornal Cabo Verde» deverá sair, mais ou menos, uma ou duas semanas depois. O mais tardar até final deste mês.
Entretanto, ao que «asemanaonline» também soube, não está posta de lado a possibilidade de aparecer um terceiro título, que teria entre os seus promotores Ulisses Correia e Silva e David Cardoso, ambos dirigentes do MpD. A razão por detrás da criação desta publicação é que, de acordo com uma fonte, o «Expresso das Ilhas» está em fase de se «descolar» daquela força política, procurando aparecer actualmente como uma publicação mais «soft» e «arejada», depois do período inicial de intenso “militantismo ventoinha”.
Ainda a nível da imprensa escrita, mais concretamente da agência de notícias, Carvalho Santos, ex-director de «Horizonte», vai passar a dirigir a Inforpress. Esta vinha sendo comandada, há vários anos, por Carlos Piedade, chefe de redacção. Uma das missões de Carvalho Santos é reactivar o «site» da Inforpress em endereço próprio.

Televisão 12 horas/dia

Também a nível da televisão há novidades. Enquanto os restantes canais não chegam, a TCV vai passar a emitir, diariamente, a partir das 12 horas. Esta é, aliás, uma intenção há algum tempo anunciada e que a administração da RTC conta concretizar brevemente depois de ter estourado o prazo de Agosto, como data provável dessa nova fase da televisão pública”.

Vénia ao A Semana On-line.

Anúncios

Deixe um Comentário »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Create a free website or blog at WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

%d bloggers like this: