Políticos fogem, jornalistas perseguem…

Outubro 3, 2007 às 11:24 am | Publicado em Media & Jornalismo | Deixe um comentário

O diário digital Visão News traz-nos o relato da situação que os jornalistas viveram durante a visita do Primeiro-Ministro de Cabo Verde aos Estados Unidos da América. Para que os jornalistas tentassem ‘arrancar’ uma declaração ao Primeiro-Ministro, muitas voltas tiveram que dar à organização, que, ao que relatam, não estaria muito interessada no contacto do Chefe do Governo com os profissionais da Comunicação Social. No entanto, apesar de todas a contrariedades, Pedro Chantre, lá conseguiu entrevistar José Maria Neves.

“[….]  A mídia local foi reservado algum espaço na agenda, tanto em New Bedford como na cidade de Pawtucket, mas os jornalistas presentes não puderam abordar os governantes.
Em Pawtucket foi pior: quando de acordo com o programa, iria acontecer um encontro entre a mídia e o chefe do governo, após anúncio feito pelo adido de Imprensa do consulado, Santos Spencer, a cônsul-geral Maria de Jesus Mascarenhas mandou suspender e adiar a conferência de imprensa para depois de uma actividade cultural que estava a ocorrer num outro andar do prédio.
Surpreendidos ficaram os jornalistas quando, no fim do evento, viram José Maria Neves sair sem dizer uma palavra.
Um grupo de órgãos de comunicação social está a preparar um programa televisivo (“talk show”) que deverá ser transmitido em directo por internet. Os organizadores queriam arrancar o projecto com um convidado especial: o primeiro-ministro de Cabo Verde.
O colectivo é formado por Cabo Verde TV, Protown Production, visaonews.com e tvisao.com.
Mas o pedido foi rejeitado pela cônsul-geral em Boston, Maria de Jesus Mascarenhas com o seguinte argumento:
“Teremos alguns constrangimentos, provavelmente, inultrapassáveis para o formato que propõem e, sobretudo, para a data. No dia 30 de Setembro o Sr. Primeiro-ministro não estará em Rhode Island. Eventualmente já nem estará nos EUA”.
Mascarenhas acrescentou: “Tenho, contudo certeza que o Sr. primeiro-ministro terá todo o prazer em responder a perguntas da Visãonews e de outros órgãos de comunicação social da comunidade, no âmbito dos eventos em preparação, incluindo, nomeadamente, os que terão lugar nos estados de Connecticut e Rhode Island no dia 23 de Setembro”. O que não aconteceu.
Na realidade, José Maria Neves deixou Nova Inglaterra para cumprir um programa oficial em Nova York onde discursou na Assembleia Geral da ONU e regressou a Massachussts no dia 29. Ele só deixou os Estados Unidos na Segunda-feira, 1 de Outubro.
Tvisao lá conseguiu fintar a organização e fazer umas perguntas a José Maria Neves que não vacilou em responder”.

Anúncios

Deixe um Comentário »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Create a free website or blog at WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

%d bloggers like this: