‘Devassa Digital’, Erro de Palmatória ou KGB?

Novembro 8, 2007 às 8:33 am | Publicado em Política | Deixe um comentário

ESPECIAL ANIVERSÁRIO
(8.11.2007)

As novas tecnologias da informação e comunicação dão para tudo: para o bem e para o mal. Quando for bem utilizado, pode-se tirar proveito do seu uso. No entanto, há pequenos erros que se podem cometer e saem muito carro, não só a quem o cometeu, como também a todos aqueles que se estão envolvidos num determinado caso.
No início do mês de Setembro, um dos elementos do PAICV – Partido Africano para a Independência de Cabo Verde – que suporta o Governo em Cabo Verde com uma maioria absoluta calçou uma bota tão apertada que, neste momento, custa-lhes descalçar. Um dos e-mail enviados por Mário Matos, Secretário Geral do partido, a elementos da sua família partidária foi parar às mão de pessoas ligadas ao MpD – Movimento para a Democracia, actualmente o maior partido na oposição. O conteúdo da correspondência apareceu ‘chapadinho’ no jornal Expresso das Ilhas, próximo da oposição, que fez manchete com a expressão “submarinos no Governo”.
De acordo com o Expresso das Ilhas On-line, “a notícia dava conta de uma viagem que a Secretária de Estado das Finanças, Leonesa Fortes, estaria a programar para a Europa, a fim de se promover junto da comunidade ribeira-grandense, como candidata do PAICV à Câmara Municipal da Ribeira Grande de Santo Antão. As viagens, ao que tudo indica, foram suportadas pelo Estado de Cabo Verde, mas tudo aponta para que os objectivos fossem partidários. Expresso das Ilhas denunciou esta situação. O PAICV, que viu sua estratégia na praça pública, foi ao palanque acusar este Semanário de “devassa” e “pirataria”. Fazendo finca-pé, os dirigentes do partido no Governo nunca admitiram, em público, que teria havido fuga de informação. Sempre disseram que correios electrónicos de altos dirigentes seus estariam a ser assaltados por estranhos. Acusaram a Oposição (MpD) de estar por detrás desta situação, e contra este Jornal surgiram várias denúncias e ameaças de Tribunal”.
O caso ficou baptizado como ‘divassa digital’. Para outros, era ‘pirataria electrónica’. Mas, pelo conteúdo da mensagem que o Expresso das Ilhas teve acesso depois das alegadas estratégias do PAICV terem sido denunciados no semanário, nota-se que o próprio Mário Matos terá admitido um ‘erro de palmatória’ cometido por alguém do seu partido: “‘imagino que alguém dos destinatários deva ter feito o reencaminhamento da minha mensagem para o seu mailing pessoal, sem ter o cuidado de verificar para quem seguia a mensagem e esta foi parar às mãos de alguém do MpD…’, escreveu, para, de seguida, exortar para a necessidade de se adoptar novas formas de actuação. ‘Teremos que mudar os nossos procedimentos de comunicação’, comunicou, esclarecendo que, para ‘conteúdos desse tipo’, é preferível usar endereços que não as da rede do Estado, ‘porque, quando usamos esta, acabamos por introduzir, inadvertidamente, destinatários que não devem estar na nossa comunicação’”.
Pois é: às vezes, aquilo que se achou que foi devassa pode ser uma fuga de informação. Não sei se será um reenvio de e-mail involuntário. Porquê que o Expresso das Ilhas voltou a ter acesso às mensagens enviadas por Mário Matos? Também por causa de um novo reenvio de e-mail de forma involuntária que voltou a ir parar às mãos do pessoal do MpD? Não acredito que pessoas com tão elevado grau de ingenuidade, para não dizer ‘nocenteça’, andam nos meandros tão elevados da política nacional. Que houve fuga de informação, houve. Agora, o problema é saber como é que se deu essa fuga. Através da ‘devassa digital’ ou por causa de uma erro de palmatória? Poderá não ser uma coisa nem outra. Porque não avançar com a tese de haver pessoas infiltradas nos partidos para cederem informação aos adversários? É uma tese muito simples, que quase acabou por ser esvaziado pela malta do KGB. Mas, até hoje ainda, é uma receita que dá ‘lucro’ na política.

Deixe um Comentário »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Create a free website or blog at WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

%d bloggers like this: