3 anos na Internet a olhar o mundo

Novembro 8, 2007 às 8:40 am | Publicado em Revista NÓS MEDIA | 10 comentários

PARABÉNS NÓS MEDIA
(Nasceu a 8.11.2004)

Foi há três anos atrás que nasceu este blog. Nasceu para tentar ser um olhar diferente sobre o mundo dos media, mas também sobre outros mundos que são espelhados nas páginas físicas e temporais dos nossos meios de comunicação de massa. Começamos no Blogger e, ao longo de algum tempo, o blog procurava encontrar uma orientação. Não creio que hoje tenhamos uma orientação completamente definida do que será o NÓS MEDIA do futuro, mas isso também não nos preocupa muito. Até porque, não é imperativo que haja o NÓS MEDIA do futuro. Um dia ou outro, podemos acordar de mal com a vida e acabar com isso tudo num instante. Mas, isso não significa que o façamos. Apenas é uma possibilidade, como forma de mostrar que na blogosfera a matéria é durável enquanto persistir a vontade de continuar. Mas, confessamos que três anos depois, ainda não estamos enfadados com o NÓS MEDIA, pelo que, com mais ou menos posts, pretendemos continuar por aqui ainda por um bom tempo.
Depois de algum tempo a usar os suportes da Blogger, alguns problemas técnicos aconselharam-nos a fazer a migração para a WordPress. E cá estamos… com mais ou menos posts, cá continuamos. E a nossa intenção é de cá continuar por mais algum tempo.
Três anos depois, NÓS MEDIA continua a ser o nosso companheiro. Três anos de muito tempo perdido… mais de uma grande satisfação. Grande satisfação porque, a ferramenta da blogosfera, bem usada, é muito útil. Sem pagar nada, comunicamos, compartilhamos e ajudamos os outros. Quantos estudantes de comunicação, sobretudo cabo-verdianos e brasileiros, já se dirigiram a nós para solicitar algum material que ajudasse a elaborar trabalhos sobre a rádio, a televisão ou a imprensa em Cabo Verde ou em outro campo geográfico? Alguns. Alguns têm recorrido a este canal. Naquilo que pudemos, sempre os ajudámos. É neste sentido que encaramos a blogosfera como uma ferramenta útil. Pode ser usada para fins diferentes: existem blogs que são autênticos diários pessoais; outros acompanham a vida de artistas famosos; e nós pretendemos acompanhar a vida dos jornais (latus sensus) e dos jornalistas… mas, também da sociedade.
Durante estes três anos, conseguimos acompanhar a evolução do sector dos media em Cabo Verde. Podemos não ter feito isso com muito mérito, mas fizemos com muita vontade. Como nem sempre é possível produzirmos conteúdos próprios, recorremos, com frequência, aos órgãos de comunicação social com presença na Internet.
NÓS MEDIA é um espaço aberto. Está de portas abertas à colaboração. Por isso, publicámos, durante este período, textos de vários autores que tiveram a amabilidade de os enviar através do nosso correio electrónico. Agradecemos profundamente a todos os que colaboraram connosco durante este período e pedimos que continuem a fazê-lo.
NÓS MÉDIA é notícia… é jornalismo, é comunicação social. Mas, também é Poesia. A arte poética é uma das mais sublimes formas de fazer a alma transpirar através de palavras. Por isso, temos dado destaque ao campo da poesia, quer com textos da nossa autoria, quer publicando poemas que os nossos visitantes nos enviam por correio electrónico.
NÓS MEDIA – uma mistura do crioulo com o latim. NÓS (em português, ‘os nossos’) e MEDIA (em latim, ‘meios de comunicação de massa’). Portanto, nada de confundir com o livro Nós, os Media, de  Dan Gillmor, como alguns já o fizeram. Qualquer aproximação entre uma coisa e outra é pura coincidência. Ou não há coincidência, como diz Margarida Rebelo Pinto? Até pode não haver. Afinal, ambos tratam sobre as questões dos media (longe de nós querermos nos comparar com o Nós, os Media. Afinal, somos apenas o pobre NÓS MEDIA).
Continuaremos aqui… três anos depois, estamos convictos de que valeu a pena criar este espaço. Três anos depois, renovamos a nossa vontade de continuar com este blog, marcando o espaço com uma celebração especial, trazendo uma ‘sopa de textos’. Até quando? Sinceramente, não sabemos. Por isso mesmo que temos que dar PARABÉNS ao NÓS MEDIA. Encontramo-nos por aí: nalguma esquina ou pelas curvas de alguns posts.

10 comentários »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

  1. Parabéns ao Blog e ao seu autor. Outros tantos anos na blogosfera.

  2. Parabéns, NÓS MEDIA. Realmente, um dos melhores blogs da África.

    P.C.

  3. Parabéns por este blog. Tem sido um importante instrumento para mim nas minhas pesquisas. Vida longa.

    Celestino

  4. Longa vida para o blog

  5. Vai haver festa? Diz onde que eu vou:-)

  6. Estava a pesquisar blogs lusófonos e encontrei o vosso. Apesar de apenas agora ter tomado contacto com ele aproveito para dar os parabéns e desejar uma longa vida. Espero ser um ‘cliente’ assíduo pois apesar de ser português sou um grande apoiante de toda a Lusofonia. Um abraço

  7. Muito obrigado a todos os que nos deram parabéns nesta ‘quadra festiva’ e pelas simpáticas palavras deixadas. Esperamos continuar a merecer a vossa visita.
    Silvino Évora

  8. Os meus parabéns ao nósmedia pela forma digna como tem visto e retractado os media de Cabo-verde nos últimos três anos. Ao seu autor que continue a dar o seu melhor. Os nós da rede que conseguiu desenvolver agradecem.

  9. Obrigado, meu caro amigo.
    És sempre bem-vindo.
    Abraço.

    S.E.

  10. Parabéns expresso das ilhas pelo 3 anos de marche eu espero que esse moment vai repeter de plus en plus de parte de valdir ex-ardina de expresso das ilhas…


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Create a free website or blog at WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

%d bloggers like this: