Os imigrantes na imprensa portuguesa

Novembro 15, 2007 às 7:58 pm | Publicado em Comunicação e Sociedade | 1 Comentário

Pode-se ler no A Semana On-line que “o Alto-comissário para a Imigração de Portugal, Rui Marques, afirma, no site da ACIME, que o trabalho dos jornalistas portugueses na promoção do diálogo intercultural e da tolerância é um dos melhores exemplos a nível europeu”. O mesmo continua, assegurando ainda que “a relação entre os media, a imigração e o diálogo intercultural e os desafios que “daí resultam foram os principais temas da reunião dos “Pontos Focais do Ano Europeu do Diálogo Intercultural”, que se realizou ontem em Lisboa, no âmbito da presidência portuguesa da União Europeia”.
Se é verdade que há uma evolução na forma como os jornalistas portugueses tratam os assuntos relacionados com a comunidade estrangeira que vive em Portugal, por outro lado, há que registar que ainda muito caminho tem que ser feito ainda nesta matéria. O caso do falso arrastão da praia de Carcavelos pôs a nu os preconceitos da imprensa portuguesa em relação aos imigrantes. No entanto, nem era preciso que isso acontecesse para que as dúvidas se dissipassem. Um pequeno olhar pela imprensa portuguesa dá-nos uma noção próxima daquilo que os jornalistas portugueses têm no ‘miolo’ acerca dos estrangeiros. O esforço não precisa ser grande. Basta partirmos pela leitura dos jornais, com o seguinte pensamento: vou ver hoje como e quando é que os estrangeiros aparecem nas notícias em Portugal. A resposta será quase matemática. Quem advinha… quem advinha, qual é?

1 Comentário »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

  1. ACREDITO QUE HAJA UM “ESFORÇO” DA PARTE DOS MEDIA PORTUGUESES EM ALTERAR O QUADRO DO SEU DISCURSO EM TORNO DAS MINORIAS ÉTNICAS/ RACIAIS, MAS CONVEHAMOS QUE MUITO( PARA NÃO DIZER QUASE TUDO) AINDA ESTÁ POR FAZER( VEJAMOS O CASO QUE NA MINHA OPINIÃO É SIMPLESMENTE ESCANDALOSO, DE ALGUNS PROGRAMAS “DEDICADOS” ÁS MIORIAS,COMO “nós por cá”da RTP,OU “etnias” da SIC E AINDA O DA TVI, SEREM TRANSMITIDOS PELA MADRUGADA DENTRO, ALTURA EM QUE OS PRINCIPAIS INTERESSADOS, NÃO ESTÃO A VÊ-LOS COM CERTEZA)!ALIÁS, O NORMAL SERIA NEM HAVER ESSE TIPO DE PROGRAMAS “ESPECIAIS” PARA ” GENTE ESPECIAL”. NO MEU ENTENDER O DISCURSO MEDIÁTICO SOBRE AS MINORIAS DEVERIA SER O MAIS FLUÍDO E NORMAL POSSÍVEL, ENQUADRADO NO FORMATO DE QUALQUER PROGRAMA OU CONTEÚDO JORNALÍSTICO.
    POUCOS SÃO OS EXEMPLOS DE CASOS EM QUE AS MINORIAS( AQUI FALO NÃO APENAS DE IMIGRANTES, MAS TAMBÉM DAQUELES QUE MESMO TENDO NASCIDO EM PORTUGAL,PERTENCE Á MINORIAS ÉTNICAS OU RACIAS),SÃO REFERÊNCIA NOS MEDIA PORTUGUESES, E QUANDO O SÃO,ESSE DISCURSO É SEMPRE ACOMPANHADO DE UMA CARGA NEGATIVA QUE REFORÇA PRECONCEITOS E ESTEREÓTIPOS QUE OS PORTUGUESES TÊM, E QUE OS MEDIA PARTILHAM E DIFUMDEM.
    O ARRASTÃO DE CARCAVELOS É APENAS UM DOS MUITOS EXEMPLOS QUE PODERIAM SER APONTADOS.MAS TEMOS MUITOS.O CERTO É QUE , O “PRETO”, O “CIGANO”, O “ROMENO” SÓ SÃO NOTÍCIA QUANDO ESTA ENVOLVE CRIMES OU OUTROS ACONTECIMENTOS NEGATIVOS.
    MAS HÁ UMA COISA CURIOSA NO DISCURSO DOS MEDIA PORTUGUESES EM RELAÇÃO ÁS MINORAS RACIAIS,QUE É, QUANDO ESTAS REPRESENTAM PRESTÍGIO PARA PORTUGAL,QUANDO O O SEU DESEMPENHO SOCIAL CONTRIBUI PARA O ENGRADECIMENTO DA IDENTIDADE E AFIRMAÇÃO QUER NO PANORAMA NACIONAL QUER NO PANORAMA INTERNACIONAL ( E PRINCIPALMENTE NESTE),AQUÍ, O INDIVIDUO DE OUTRA RAÇA OU ETNIA JÁ NÃO É O “PRETO” OU O “CIGANO”, MAS HÁ PELO CONTRÁRIO, UMA ACLAMAÇÃO PATRIÓTICA DE QUE ESTES SÃO “POTUGUESES” E AQUÍ OS MEDIA DEIXAM CAIR O SEU DISCURSO PRECONCEITUOSO E ESTEREOTIPADO,NÃO IMPORTANDO NESSE CASO A COR DA PELE, OU OUTRAS CARACTERÍSTICAS RACIAIS, PASSANDO ESTES INVIDUOS A SER SIMPLESMENTE AQUILO UQE TODOS NÓS SEMPRE SOUBEMOS MAS QUE OS MEDIA E A SOCIEDADE PORTUGUESA ” POR VEZES FINGEM” QUE NÃO SABEM”, QUE É O DE SERMOS TODOS SERES HUMANOS!


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

site na WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

%d bloggers like this: