Os ‘blogs’ cabo-verdianos: um olhar sobre o campo

Novembro 16, 2007 às 7:37 pm | Publicado em Blogroll, Comunicação e Sociedade | 3 comentários

O jornal A Semana (versão papel, disponível na net através do pdf) traz esta semana uma reportagem sobre os blogs cabo-verdianos, dando a conhecer algumas vozes cabo-verdianas que operam no terreno da blogosfera. Esta nova ferramenta – que chegou a Cabo Verde com algum atraso em relação ao Brasil, Europa e outras termos comparativos como os Estados Unidos – está a dar os seus primeiros passos nas ilhas atlânticas. Pode-se concluir, pelos dados que a reportagem fornece, que quase todos os blogs pautam pela generalidade. No entanto, estamos em crer que há alguma especialização na blogosfera cabo-verdiana, não entendendo a especialização como tratar um único tema, mas tendo uma temática como orientação principal. Lembremos que os blogs das jornalistas Margarida Fontes (www.odiaquepassa.blogspot.com) e Matilde Dias (www.lantuna.blogspost.com) surgiram com uma tendência marcadamente cultural – ou seja, davam atenção sobretudo às temáticas ligadas à cultura. Até hoje, a cultura é o ‘prato forte’ dos dois sítios na Internet, sendo que este último tem sido actualizado, nos últimos meses, com pouca frequência. Por outro lado, o blog de Djinho Barbosa (www.sondisantiagu.blogspot.com) tem como campo de actuação a área da música. O próprio NÓS MEDIA – que editamos – dedica mais de 90 por cento dos seus posts aos conteúdos relacionados com o mundo do jornalismo e dos jornalistas, da comunicação social e das Ciências da Comunicação. Portanto, de alguma forma, consideramos que há alguma especialização nestes blogs citados e nalguns outros, embora esta especialização não seja ‘fechar portas’ a todos os conteúdos que não tenham uma relação directa com a orientação principal de um blog.
De resto, consideramos o artigo do jornal A Semana interessante, por nos trazer a visão dos bloggers, permitindo-nos conhecer um bocadinho mais as aspirações em relação a esta ferramenta de algumas pessoas que estão por detrás das palavras que lemos e das imagens que vemos (para não falar também dos sons que ouvimos) na ‘aldeia blogal’. Para quem queira ler o artigo, na íntegra, pode fazer download em baixo.

BAIXAR O TEXTO SOBRE A BLOGOSFERA CABO-VERDIANA

3 comentários »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

  1. Bem visto! A cultura, nos seus multiplos sentidos, foi sempre o tema dos nossos blogs, Matilde e eu.

  2. Muito Obrigada à Matilde e à Margarida, pela vossa visita e pelo comentário deixado no bog. O vosso comentário aponta na direcção de que há alguma especialização – pelo menos, nos vossos blogs – que eu sempre considerei que eram temáticos, tanto quanto o meu e o de alguns outros.

    Puxei o vosso comentário mais para cima porque estava no ‘post’ intitulado “Os imigrantes na imprensa portuguesa”. Por isso, como refere à blogosfera cabo-verdiana, ‘puxei-o’ um bocadinho mais para cima. Espero que não se importem.

    Um abraço a ambas.

    Silvino Évora

  3. Nesse artigo foi omitida a verdadeira razão que despertou o interesse dos cabo-verdianos pelos blogs … a eleições presidenciais de 2006, mais especificamente, o surgimente do blog http://veigacandidato.blogspot.com/

    Se não estou em erro esse blog surgiu em 2005 e na altura, pouca gente em Cabo Verde sabia o significado da expressão blog.

    Sou um observador atento das evoluções e involuções da sociedade cabo-verdiana.

    um abraço


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

site na WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

%d bloggers like this: