Primeiro-Ministro pede aos jornalistas para serem mais ousados

Novembro 22, 2007 às 4:31 pm | Publicado em Media & Jornalismo, Política | Deixe um comentário

O primeiro-ministro José Maria Neves, presidiu hoje, 22, a abertura da conferência internacional sobre “O papel dos Órgãos Públicos de Comunicação no Contexto da Democracia”, que acontece na Cidade da Praia. Organizado pela RTC, o evento visa assinalar os 10 anos dessa empresa.

O primeiro-ministro José Maria Neves desafiou hoje os jornalistas a serem mais ousados no seu trabalho, assegurando que estão criadas todas as condições para o exercício efectivo e pleno da profissão em Cabo Verde.

Aquele governante, que discursava na abertura da conferência internacional alusiva aos 10 anos da RTC, salientou a existência de mais jornais no país, mais rádios e televisões, havendo por isso «mais pluralismo, mais dissenso, mais espaço do exercício do controlo do poder», em suma, e deste ponto de vista, «mais democracia». JMN não se escusou, no entanto, de apontar críticas a certos «exageros», nomeadamente a excessiva partidarização de certos órgãos, ressalvando porém que prefere que esses «exageros» existam a ter que exercer qualquer forma de censura.

Durante estes dois dias desta conferência internacional, serão debatidos vários temas que se prendem com o funcionamento dos media no país, bem como do papel que os profissionais do sector, em especial, os jornalistas podem exercer. “A RTC no contexto da Comunicação Social cabo-verdiana”, a “Rádio Pública como elemento matricial da Consciência Cívica”, “O papel da televisão para a afirmação da cidadania”, “A complementaridades entre o órgão público e privado para a recomposição do espaço mediático”, e “O papel do Provedor” são, entre outros, alguns dos temas em debate.

As comunicações estão a cargo de nomes nacionais como o psicólogo e ex-ministro da pasta de comunicação, José António dos Reis e do director da Rádio Educativa, José Mário Correia. Entre os convidados estrangeiros constam José Arantes (director da Cooperação da RTP), Jorge Gonçalves (RDP), Paulo Soares (TVI) e o provedor da RTP, Paquete de Oliveira.

Esse evento, que termina amanhã, 23, “acontece no momento em que se redefine, paulatinamente, o cenário audiovisual em Cabo-Verde”, diz uma nota da organização”.
 
[Vénia ao
A Semana On-line]

Deixe um Comentário »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Create a free website or blog at WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

%d bloggers like this: