Educação Social ou guerra de audiência?

Dezembro 6, 2007 às 5:11 pm | Publicado em Comunicação e Sociedade | Deixe um comentário

“Heather Kuzmich tem 21 anos, é bonita e, como tal, foi eleita para participar no reality show America´s Next Top Model, um programa que elege a melhor modelo entre as concorrentes. Um formato que começou a atrair as atenções dos norte-americanos com a chegada da jovem. Segundo o jornal ABC, milhões de espectadores ficaram colados à televisão para não perder pitada da história de Heather. É que a jovem sofre de um tipo de autismo, a síndrome de Asperger.

As pessoas afectadas pela doença não são facilmente identificáveis como os que sofrem de autismo severo. Os indivíduos que sofrem de síndrome de Asperger são quase inteiramente desprovidos de habilidades sociais. Custa-lhes olhar para a cara dos outros, e normalmente não percebem piadas ou indirectas. Ao mesmo tempo, podem dizer o que pensam em qualquer momento, acrescenta o jornal. Estas pessoas podem ser génios, já que possuem uma inteligência fora do comum. Por exemplo, Bill Gates sofre desta doença, assim como o realizador Tim Burton.

No princípio do programa, Heather era o “patinho feio” perfeito. Estava sempre afastada das restantes concorrentes, chorando por vezes quando falava ao telefone com a mãe. Parecia estar à espera que a mandassem embora. “Mas toda a minha vida fui assim”, afirmou a jovem.

A timidez, que para outros é opcional, em Heather é “de fábrica”. “Ou me imponho a isto ou deixo que me encurrale”, pensou. Só que, no caso, impor-se significava expor-se perante milhões de olhos indiscretos.

Como terapia de choque para Heather, o programa funcionou em pleno. Entretanto, a jovem já deixou o reality show, tendo sido expulsa na nona semana. Para o público, a sua passagem funcionou como uma ferramenta de consciencialização. Nenhuma campanha conseguiu que o público aprendesse tanto sobre a síndrome de Asperger como o America´s Next Top Model”. [in DN]

Deixe um Comentário »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

site na WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

%d bloggers like this: