Morreu o jornalista Manuel Delgado

Dezembro 20, 2007 às 5:53 pm | Publicado em Media & Jornalismo | Deixe um comentário
Morreu, na tarde de hoje, no Hospital Agostinho Neto (Cidade da Praia), o decano dos jornalistas cabo-verdianos, Manuel Delgado, vítima de doença prolongada. Natural da Ilha de Santo Antão, Manuel Delgado passou por vários órgãos de comunicação social de Cabo Verde e Portugal, tendo passado os seus últimos anos a tentar viabilizar um projecto de jornal electrónico (www.paralelo14.com), que começara com sucesso integrado nas plataformas empresariais da TudoDirecto.Com, acabando por vir entrar em queda com a saída do grupo. No próximo Sábado, completaria 58 anos.

O semanário digital
A Semana traça o percurso do homem e do jornalista: “Jovem e estudante em Portugal, Manuel Delgado abraçou nos anos 60 a causa da independência de Cabo Verde, tendo sido preso quando ia dar o salto para França, onde contava juntar-se ao PAIGC. O 25 de Abril de 1974, data que marca o fim da ditadura em Portugal, encontra-o preso em Lisboa. É solto nessa altura, seguindo depois para Cabo Verde.Com a independência de Cabo Verde em 1975, MD abraça o jornalismo tornando-se num dos mais sólidos homens da pena que Cabo Verde já pariu, tendo dirigido os jornais «Voz di Povo» e «Tribuna», além de outros órgãos.

Autor de textos sublimes, que a história da imprensa cabo-verdiana há-de registar em lugar de honra, o homem e o jornalista souberam captar o espírito do seu tempo, dando-lhe sempre tons e cores brilhantes, longe, bem longe do cinzentismo dos dias e das mentalidades. Aliás, MD sempre foi homem de personalidade, ideias, convicções e temperamento fortes, o que aliado a uma grande cultura geral e vivência davam-lhe mais força na hora de defender o que achava justo. Sempre com paixão!

Controverso e frontal, MD protagonizou por isso várias polémicas. Além do jornalismo, MD teve também uma passagem pela diplomacia, além de ter trabalhado na Chefia do Governo com Pedro Pires nos anos 70 e 80, altura em que se muda para Portugal, onde colabora com os jornais «África» e «Expresso». Cumprindo uma promessa que fizera a si próprio, regressou a Cabo Verde depois da vitória do PAICV em 2001, fundando por essa altura o jornal on-line «Paralelo 14».

O corpo de Manuel Delgado vai ser velado na casa do irmão António Pedro, na Terra Branca, e o seu funeral deverá acontecer amanhã, na Várzea. E, nesta hora, o colectivo de «A Semana» rende a sua homenagem ao extinto, apresentando os seus sentidos pêsames à sua família. Que a terra lhe seja leve”.

Deixe um Comentário »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

site na WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

%d bloggers like this: