Consulado de Boston responde Visão News

Fevereiro 21, 2008 às 3:03 pm | Publicado em Media & Jornalismo, Política | Deixe um comentário
A comunicação social operante na diáspora cabo-verdiana, sobretudo nos Estados Unidos, e os actores cabo-verdianos da cena política parece não encontrarem um ponto de entendimento. Se, com a última visita do Primeiro-Ministro aos EUA, a imprensa da diáspora, particularmente, a plataforma que opera o diário electrónico Visão News e a web-tv TVisão, reclamou a pouca atenção que o governante deu aos profissionais da informação, com a recente visita do Ministro de Negócios Estrangeiros, Victor Borges, as críticas agudizaram-se, tendo o jornalista Pedro Chantre (na foto) escrito um artigo intitulado “Governantes cabo-verdianos desprezam ou temem imprensa comunitária nos EUA”, que foi publicado no dia 12 de Fevereiro no Visão News. Porém, o Consulado Geral de Cabo Verde em Bóston recorreu ao direito de resposta, para proceder com aquilo que considera ser a reposição da verdade. Os cinco pontos que se seguem trazem a explicação da diplomacia cabo-verdiana nos Estados Unidos da América sobre o assunto.
Pedro Chantre: Visão News.

1. O Ministro do Negócios Estrangeiros, Cooperação e Comunidades, esteve em Massachusetts, nos dias 9 e 10 de Fevereiro, proveniente de missões oficiais a Cuba e à República Dominicana, a caminho de Washington DC, onde tinha por missão liderar a delegação de Cabo Verde às Primeiras Consultas Bilaterais entre Cabo Verde e os Estados Unidos da América. A passagem por Massachusetts, como o Senhor Ministro frisou nos vários encontros, foi conseguida no quadro de uma agenda muito apertada, para proporcionar mais uma oportunidade de diálogo com a importante comunidade cabo-verdiana desta área. Assim, foi agendada, de entre outros encontros, uma reunião com os líderes das associações cabo-verdianas, evento esse, inicialmente previsto para ocorrer no sábado, dia 9.
.
2. No dia 29 de Janeiro, foi amplamente distribuído um comunicado de imprensa com informação actualizada sobre a nova data e local desse encontro, devido a uma alteração no horário de voos, tendo deixando claro que a referida alteração deixaria menos tempo para os encontros programados. No entanto, os pedidos recebidos de agendamento de entrevistas com o citado governante foram atendidos.
.
3. A ver pelo artigo, o jornalista do Visão News esteve presente no encontro, o qual foi aberto à imprensa, onde todos tiveram a oportunidade de ouvir o ministro e usar da palavra. O jornalista da Visão News também o fez. De notar ainda que nenhuma conferência de imprensa estava programada.
.
4. Imediatamente a seguir ao encontro e antes de partir para Washington na mesma tarde, o ministro Victor Borges tinha agendado encontros em Boston com políticos estaduais e federais.
.
.
5. O Consulado Geral, que considera a imprensa da Comunidade um importante recurso que esta mesma Comunidade possui, para a sua informação, formação e desenvolvimento, reitera, para terminar, a sua habitual e comprovada disponibilidade para responder sempre com prontidão e com base no respeito mutuo, a todas as solicitações e interpelações da imprensa, em prol da Comunidade». [in Visão News]

Deixe um Comentário »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Create a free website or blog at WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

%d bloggers like this: