Pedro Chante responde Consulado de Cabo Verde nos EUA ponto por ponto

Fevereiro 21, 2008 às 7:24 pm | Publicado em Media & Jornalismo, Política | 16 comentários
Em reacção ao comunicado – Direito de Resposta – do Consulado de Cabo Verde em Boston, enviado a órgãos de comunicação social contestando o artigo “Governantes cabo-verdianos “desprezam” ou “temem” imprensa comunitária nos EUA?”, publicado no Visaonews, na qualidade de autor do artigo, a bem da informação venho esclarecer o seguinte:
Pedro Chantre: Visão News.
1 – O Consulado de Cabo Verde escreve na sua nota introdutória que considera ser necessário “repor a verdade dos factos”.
Nada mais contraditório. Em momento algum o Consulado desmentiu a informação publicada. Pelo contrário. Procurou defender-se.Terá ou não o senhor ministro falado a pelo menos sete jornalistas presentes no encontro?
É a segunda vez consecutiva, num curto espaço de tempo, que os governantes não falaram à imprensa da comunidade nos EUA. A primeira aconteceu no dia 20 de Setembro de 2007 durante a visita do primeiro-ministro, José Maria Neves, que esteve acompanhado pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Comunidades, Victor Borges. Na altura, foi programada uma conferência de imprensa na sede da CACD, em Pawtucket, que não aconteceu. Até esta, as entidades não apresentaram qualquer explicação.
No dia 10 de Fevereiro, embora de passagem rápida na região de Nova Inglaterra o ministro Borges, carregado de informações e ante um número considerável de jornalistas, não esteve disponível para responder a perguntas.
Os jornalistas foram uma vez mais defraudados. De referir que proveniente de Cuba e República Dominicana com destino a Washington D.C., era a primeira vez que o ministro se encontrava com os jornalista da comunidade após Cabo Verde ter passado a pertencer à categoria de País de Desenvolvimento Médio (PDM).
.
2 – Ao mesmo tempo o Consulado disse no ponto 3 do seu comunicado que “…o jornalista da Visaonews esteve presente no encontro, o qual foi aberto à imprensa, onde todos tiveram a oportunidade de ouvir o ministro e usar da palavra. O jornalista da Visaonews também o fez. De notar ainda que nenhuma conferência de imprensa estava programada”.
Essa informação está incompleta. Deixa transparecer que o jornalista teve oportunidade de questionar o senhor ministro. O que não corresponde a verdade. Convém esclarecer que o senhor ministro, Victor Borges, a embaixadora, Fátima Veiga, e a cônsul-geral, Maria de Jesus Mascarenhas, sairam no intervalo e a reunião passou a ser liderada pela adida cultural do consulado, Gunga Tavares.
Quando os três governantes se encontravam na sala, foram pedidos aos jornalistas para se identificarem. O jornalista do Visaonews apenas participou do encontro no momento do debate aberto após os governantes terem saído.
Por outro lado, em momento algum no artigo publicado por Visaonews foi escrito que estava previsto uma conferência de imprensa.
.
3 – A anteceder, o ponto 1 do comunicado diz “A passagem por Massachusetts…foi conseguida no quadro de uma genda apertada”.
A agenda estava tão sobrecarregada que o senhor ministro – em missão de serviço – na véspera, sábado 9 de Fevereiro, foi recebido num jantar privado por um grupo restrito mas no dia seguinte não foi disponibilizado qualquer tempo para responder às perguntas dos jornalistas.
.
4 – O comunicado reporta, ainda, no ponto 1 que “…foi agendada…uma reunião com os líderes das associações cabo-verdianas…previsto para ocorrer no sábado, dia 9” e o ponto 2 diz que “No dia 29 de Janeiro foi amplamente distribuido um comunicado de imprensa com informação actualizada sobre a nova data e local desse encontro, devido a uma alteração no horário de voos…deixaria menos tempo para os encontros programados”.
A alteração da data e local do encontro com os líderes das associações foi dada a conhecer a 5 de Fevereiro (quatro dias antes da visita do Ministro Borges) e não 29 de Janeiro como alega o comunicado.
Posto de parte esse lapso, confirma-se que foi adiado o segundo encontro previsto para o mesmo lugar do primeiro – realizado a 20 de Setembro de 2007 – na sede da CV Club em East Providence, Estado de Rhode Island.
Entretanto, sabe-se que alguns responsáveis de associações em Rhode Island foram contactadas mas se negaram a organizar o segundo encontro. Com o alegado atraso no voo do Ministro e indisponibilidade por parte dos dirigentes do Estado de Rhode Island, a reunião foi cancelada e adiada para Massachusetts.
.
5 – Fazendo fé no ponto 5 do comunicado “O consulado-geral que considera a imprensa da Comunidade um importante recurso…para a sua informação, formação e desenvolvimento, reitera…disponibilidade para responder…a todas as solicitações e interpelações da imprensa…”
Reconhece-se que em certas ocasiões o Consulado Geral tem coloborado com os midia, particularmente com VisaoNews. Da mesma forma esse portal por várias vezes tem publicado matérias e tomado iniciativas bem acolhidas por essa entidade.
 
A terminar, de realçar que a nossa missão é de informar com rigor e imparcialidade.

Pedro BenOliel Chantre

16 comentários »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

  1. olá sou portugesa mas queria saber se comseges adivinhar como se chama a minha irmã.

  2. Olá Rita,
    Não sei se a pergunta é para mim ou para o Pedro. Creio que seja para ele porque eu, sinceramente, não consigo advinhar como a tua irmã se chama.
    Obrigada pela sua visita.

    Silvino Évora

  3. vosses não estar a tomar comta de cabo varde em condeção poriso eu estou a mandar este comentario portanto vou tomar a conto do otros que vesses não estar dar um opurtunidade poriso cuidom das suas mais emves de cabo varde

  4. O KE KE XE VAI PASSAR NO MEU FUTURO?

  5. Ola,
    Sabes qual é a cor da minha camisola?

  6. ola quero saber qual e o nome de minha filha mais velha e qual a idade dela? reponda _me por favor!!

  7. eu quero sabe a mibha idade

  8. eu quero quando eu vou casa

  9. Quando o Raphael vai se casar

  10. pedro gostaria de saber
    qual e minha idade e minha vida que esta muito pertubada eu sou um menino muito pertubado gostaria de saber se a dor do olho da minha mae vai passar por favor!

  11. quem e minha melhor amiga?

  12. quem e minha melhor amiga lara; ana e hortencia?

  13. oiiiii
    então eu entrei nesse site
    e achei muito enteresante
    eu queria sabe se leticia gosta relamente de mim

    por que ela mim diz todo dia

    que mim ama e eu não acredito vc sabe mim diz se isso é verdade

    se vc responde eu agradeço

    obrigada

  14. gostaria de saber un pouco do meu futuro

  15. iso é maior besteira ele nao me responde que sacooooo

  16. Thanks for sharing your ideas. I’d also like to
    state that video games have been ever evolving.

    Today’s technology and improvements have made it easier to create sensible and interactive games.
    All these entertainment video games were not actually sensible when the
    concept was being experimented with. Just like other styles of technological know-how,
    video games too have had to grow through many decades.

    This itself is testimony towards fast growth and development
    of video games.


Deixe uma Resposta

site na WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

