Livro: ‘Infografia de Imprensa’

Março 3, 2008 às 10:58 pm | Publicado em Media & Jornalismo | Deixe um comentário

Será apresentada, na Hemeroteca Municipal de Lisboa, no próximo dia 6 de Março, pelas 18h00, a obra de Susana Almeida Ribeiro, jornalista do PÚBLICO.pt. Intitulado Infografia da Imprensa – História e análise ibérica comparada, o livro é resultado de uma tese de Mestrado elaborado no Instituto de Estudos Jornalísticos da Universidade de Coimbra, onde a autora concluiu a sua Licenciatura em Jornalismo, no ano 1999.
Publicada pela editora
MinervaCoimbra, a obra será apresentado por António Granado, do Ponto Media, que é jornalista do Público e docente Universitário.

Sobre a obra, os seus promoteres escrevem:
“As infografias são uma das ferramentas mais úteis do jornalismo moderno. Das infografias das páginas dos jornais aos gráficos animados online, estes utensílios informativos estão a ganhar espaço. As infografias simplificam, resumem, aclaram e fazem reter a informação nas mentes dos leitores. Elas dão a conhecer pormenores que as fotografias não captam e explicam fenómenos que a palavra escrita nem sempre consegue fazer passar, por muito descritiva que seja. As infografias são visualidade. Elas mostram. Condensam o que de importante há a reter em determinada notícia e apresentam-na num “formato de leitura rápida”.Com uma vista de olhos, o leitor apressado de hoje consegue captar o básico sobre determinado fenómeno ou acontecimento. Mais que necessárias, as infografias assumem um papel de utilidade pública. Elas são uma democratização dos gráficos explicativos que antigamente só se podiam ver em enciclopédias ilustradas.Esta obra é um esforço de síntese teórica do universo da infografia: o que são infografias, de que forma se inserem no contexto do jornalismo visual, quando surgiram e em que jornais.Exibe-se igualmente a primeira infografia publicada na imprensa periódica portuguesa, que data de 1723, e ensaia-se um primeiro “retrato de família” da classe profissional em Portugal”.

Deixe um Comentário »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Create a free website or blog at WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

%d bloggers like this: