O kriolu cabo-verdiano e o português numa dualidade horizontal

Março 18, 2008 às 9:37 am | Publicado em Comunicação e Sociedade | 1 Comentário

foto

“A palavra Kriolu deriva da palavra portuguesa Crioulo, a qual por sua vez deriva do verbo criar e do substantivo olo, cujo significado é: “casa – uma casa africana típica nas antigas colónias portuguesas em África.” A rápida superposição ou seja justaposição das palavras criar e olo explicam a origem dos termos Crioulo e Kriolu.

Os escravos estratégica e deliberadamente criaram o Kriolu como uma lingua com características e estrutura própria e diferente do Português para poderem comunicar entre eles sem que fossem entendidos pelos seus proprietários. Os colonos, obviamente, não acolheram o Kriolu de bom grado porque poderia comprometer os seus poderes absolutos em superiormente controlar a situação escravocrata. Por isso sempre tentaram, mas sem êxito, erradicar a língua materna e a identidade cultural dos cabo-verdianos.” [Ler Mais e fazer Download]

1 Comentário »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

  1. o nosso criolo é uma lingua ate então de dificil compreensão..estou no brasil há 4 anos e quando estou na faculdade, meus amigos ficam me chingando para eu falar direito e que não é justo nós entendemos tudo o que eles falam e eles não entenderem nada..que não era justo..mas é bom as vezes brincar assim….porque vc pode falar tudo o que quiser e ninguem entender vc…mas por fim ja ensinamos algumas coisas para eles…é a nossa identidade, não devemos perde-lo….


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

site na WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

%d bloggers like this: