Jornalismo: substituir o papel pela Internet pode ser mau negócio

Junho 11, 2009 às 2:24 pm | Publicado em Media & Jornalismo | Deixe um comentário

“Os jornais que abandonam as suas edições em papel e passaram a apostar exclusivamente nas edições online podem perder 75 por cento das receitas e também reduzir o número de visitas na Internet, dizem investigadores da Faculdade de Jornalismo da City University de Londres.
Os investigadores estudaram o exemplo de um jornal finlandês – um diário de informação económica chamado “Taloussanomat”, que acabou com a edição impressa em 2007 devido a um declínio do número de leitores e prejuízo.

No trabalho, a que chamaram “tirar o papel das notícias”, os investigadores concluem que, apesar de se acreditar que, se as notícias não existirem no papel, os leitores do papel vão engrossar os números no online, esse pensamento não podia estar mais errado. Isso pode acontecer inicialmente, mas o que se verifica a seguir é um decréscimo no número de leitores online. No acso do jornal económico finlandês o decréscimo de leitores foi de 22 por cento. O estudo apurou ainda que os leitores passaram a desperdiçar 75 por cento menos de tempo no site.

Feitas as contas, o título tinha conseguido reduzir as despesas em 52 por cento, mas diminuiu o investimento em 75 por cento.” [in Público]

Deixe um Comentário »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Create a free website or blog at WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

%d bloggers like this: