Biblioteca

___________________________________________________

Este espaço oferece links para vários trabalhos científicos, cujos autores tiveram como preocupação principal a compreensão da sociedade cabo-verdiana, em várias dimensões. Será, desta forma, um instrumento de apoio a todos aqueles que estejam a desenvolver trabalhos de investigação sobre Cabo Verde, especialmente aos investigadores e estudantes de Ciências da Comunicação. Para consultar, basta percorrer as estantes em baixo para ver se há alguma informação do seu interesse. Também, publicamos textos que enquadrem nos objectivos deste espaço, pelo que agradecemos a todos aqueles que estejam dispostos a contribuir que nos enviem os seus documentos para jornalmedia@hotmail.com.

Obrigado e boa leitura.

Silvino Évora

 

 

SOUSA, Jorge Pedro: “Elementos do Jornalismo Impresso“; Biblioteca On-line de Ciências da Comunicação, Univerisidade de Beira Interior, Covilhã, 2001.

JORNAL DO CAMPUS: “Manual de Redacção“; Universidade de Brasília, Brasília, S/D. 

WILSON, Carmen Diva Rodrigues Jorge: “Notícia de Jornal Impresso e Notícia do Jornal Eletrônico – Um mesmo gênero ou gêneros diferentes?“; Revista Letra Magna, Ano 2, nº3 – 2º Semetre de 2005.

RIBEIRO, Maria Rosane: “Glossário de Jornalismo“; O Globo, Rio de Janeiro, S/D.

 

 

CATHOLIC MEDIA COUNCIL: “Stations de Rádio en Afrique“; Catholic Media Council, Alemania, S/D.

SEMEDO, Manuel Brito: “Rádio em Cabo Verde (II) – A ‘Rádio Praia’“; Paralelo14, Praia, 2004.

 

 

PEREIRA, Alfredo: “TCV – A mudança e a expectativa de melhoria“, publicado pela NÓS MEDIA: Biblioteca Cabo-verdiana de Ciências da Comunicação; Janeiro de 2007.

PEREIRA, Alfredo: “Acerca da Intervenção cívica. O papel da Televisão (II)“, publicado pela NÓS MEDIA: Biblioteca Cabo-verdiana de Ciências da Comunicação; Dezembro de 2006.

PEREIRA, Alfredo: “Acerca da Intervenção cívica. O papel da Televisão“, publicado pela NÓS MEDIA: Biblioteca Cabo-verdiana de Ciências da Comunicação; Dezembro de 2006.

ÉVORA, Silvino Lopes “As fontes jornalísticas na televisão cabo-verdiana: Os ‘definidores primários’ das discussões“, publicado pela Biblioteca On-line de Ciências da Comunicação, Universidade de Beira Interior, Covilhã, Dezembro de 2005.

 

 

 

CANAVILHAS, João: “Webjornalismo – Da pirâmide invertida à pirâmide deitada“; Biblioteca On-line de Ciências da Comunicação, Univerisidade de Beira Interior, Covilhã, S/D. 

FORTES, Vanda Leite: “Cabo Verde – Uma reflexão sobre as novas tecnologias de comunicação em educação à distância (um estudo de caso)“, Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação – Universidade do Estado de Rio de Janeiro, Dezembro de 2004.

ANDRADE, Elisabeth Alves: “O E-Learning como uma Modalidade de Ensino à Distância – Análises de Alguns Casos“; publicado pelo Instituto Superior de Educação (ISE), Praia, 2007.

 

 

 

ÉVORA, Silvino Lopes: “Da Deontologia do Jornalismo à Deontologia das Fontes – Uma Leitura Crítica do Campo“, publicado pela NÓS MEDIA: Biblioteca Cabo-verdiana de Ciências da Comunicação; Janeiro de 2007.

NOGUEIRA, Carlos Sá: “A Ética e a Deontologia no Jornalismo Cabo-verdiano“, publicado pela NÓS MEDIA: Biblioteca Cabo-verdiana de Ciências da Comunicação; Maio de 2007.

NOGUEIRA, Carlos Sá: “Liberdade de Informação, Verdade, Imperativo Categórico e Alguns Eqívocos“, publicado pela NÓS MEDIA: Biblioteca Cabo-verdiana de Ciências da Comunicação; Maio de 2007.

 

ÉVORA, Silvino Lopes: “Políticas de comunicação e contexto mediático cabo-verdiano“, publicado pela Biblioteca On-line de Ciências da Comunicação, Universidade de Beira Interior, Covilhã, Janeiro de 2006.

AGÊNCIA NACIONAL DAS COMUNICAÇÕES : “Regulamento dos Domínios e Subdomínios .CV“, Agência Nacional das Comunicações, Cidade da Praia, 27 de Novembro de 2006.

INTERNATIONAL TELECOMMUNICATION UNION: “A Internet num PMA Lusófono – Estudo de casos de Cabo Verde“, International Telecommunication Unin, 2004.

 

 

ÉVORA, Silvino Lopes: “O segredo de justiça e a investigação jornalística: a problemática dos direitos fundamentais na democracia portuguesa“, publicado pela Biblioteca On-line de Ciências da Comunicação, Universidade de Beira Interior, Covilhã, 2006.

ASSEMBLEIA NACIONAL DA REPÚBLICA DE CABO VERDE: “Constituição da República de Cabo Verde“; Assembleia Nacional da República de Cabo Verde/International Commite of de Red Cross, Praia/Genebra, 1992. 

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, CIÊNCIA, JUVENTUDE E DESPORTOS: “Programa da Disciplina de Direito do 3.º Ciclo do Ensino Secundário“; Ministério da Educação, Ciência, Juventude e Desportos, Praia, S/D.

 

 

ÉVORA, Silvino Lopes: “O discurso mediático sobre o terrorismo“, publicado pela Biblioteca On-line de Ciências da Comunicação, Universidade de Beira Interior, Covilhã, 2006.

ÉVORA, Silvino Lopes: “A Imprensa Cabo-verdiana: Mapeamento do Campo“, publicado pela NÓS MEDIA: Biblioteca Cabo-verdiana de Ciências da Comunicação; Dezembro de 2006.

SILVA, Albino Luciano: “Educação para os Media: 25 anos da Declaração de Grunwald“, publicado pela NÓS MEDIA: Biblioteca Cabo-verdiana de Ciências da Comunicação; Janeiro de 2007.

ÉVORA, Silvino Lopes “A Dualidade Linguística no Jornalismo Cabo-verdiano“, publicado pela Biblioteca On-line de Ciências da Comunicação, Universidade de Beira Interior, Covilhã, Março de 2006.

 

 

EMI: “Empresas, Marcas e Instituições de Cabo Verde – Tabela de Publicidade Anual“, Emi, Anuário 2006-2007.

TOLENTINO, Corsino André: “Universidade de Cabo Verde – Subsídios para um Programa de Capacitação das Instituições de Educação Superior e Instalação da Uni-CV“; Universidade de Cabo Verde, Praia, 2003.

TOLENTINO, Corsino André: “Política, Conhecimento e Desenvolvimento” publicado pela NÓS MEDIA: Biblioteca Cabo-verdiana de Ciências da Comunicação; Maio de 2007.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E VALORIZAÇÃO DOS RECURSOS HUMANOS: “Para um Ensino Superior de Qualidade e com Responsabilidade“; Ministério da Educação e Valorização dos Recursos Humanos, Praia, Dezembro de 2005.

ANJOS, José Carlos dos: “A Condição de Mediador Político-Cultural em Cabo Verde – intelectuais e diferentes versões da identidade nacional“; ISCTE, Lisboa, S/D.

COMUNIDADE DOS PAÍSES DE LÍNGUA PORTUGUESA: “Protocolo Modificativo ao Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa“; Diário da República – I Série-A, nº 23, de 28 de Janeiro de 2000.

SANTOS, Flávia Lenira Gomes Marques dos: “Perspectivas de Desenvolvimento do Ensino Superior em Cabo Verde na Óptica dos Estudantes Cabo-verdianos da Universidade de Évora“; Universidade de Évora/Universidade de Cabo Verde, Évora/Praia, 2oo2.

 

 

ALMADA, David Hoffer: “A Questão Presidencial em Cabo Verde – Uma questão de regime“, Universidade de Cabo Verde, Praia, 2002.

ÉVORA, Roselma: “A abertura política e o processo de transição democrática em Cabo Verde“, Universidade de Braília/Universidade de Cabo Verde, Brasília/Praia, 2001.

COSTA, Daniel Enrique Correia da: “O SemiPresidencialismo em Cabo Verde (1991-2000)“, Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro/Universidade de Cabo Verde, Rio de Janeiro/Praia, 2001.

FONDS ET PROGRAMMES DES NATIONS UNIES AU CAP-VERT: “Programa de Acção Nacional para o Decénio 2001-2010“; Nations Unies, USA, S/D.

GOVERNO DE CABO VERDE: “Programa do Governo para a VII Legislatura“; Governo de Cabo Verde/Negócios, Cooperação e Solidariedade entre Portugal e Cabo Verde, Praia/Lisboa, 2005.

GOVERNO DE CABO VERDE E UNIÃO EUROPEIA: “Documento de Estratégia de Cooperação UE-Cabo Verde“, IPAD, Lisboa, S/D.

 

 

 

BANCO DE CABO VERDE: “Actividade Económica Nacional“, Departamento de Estudos Económicos e Estatísticos de Cabo Verde, Cidade da Praia, Agosto de 2005.

BANCO DE PORTUGAL: “Evolução das Economias dos PALOP e de Timor Leste 2005/2006 – Avaliação do Caso de Cabo Verde“; publicado pelo Banco de Portugal, Lisboa, 2007.

REIS, Victor Manuel Vaia dos: “Principais Estratégias de Desenvolvimento em confronto na República de Cabo Verde após à Independência“; ISCTE, Lisboa 2000.

BAPTISTA, José André Galvão: “As Microemprensas em Cabo Verde e as suas Necessidades de Financiamento Inicial – Factores determinantes“; Universidade de Évora/Universidade de Cabo Verde, Évora/Praia, 2003.

MINISTÉRIO DAS FINANÇAS DA REPÚBLICA DE CABO VERDE: “Documento de Estratégia de Crescimento e de Redução de Pobreza (DECRP)“; FIDAFRIQUE, Sénegal, Setembro de 2004.

PROENÇA, Carlos Sangremen: “Política Económica e Social em Cabo Verde“; Trabalhos de Documento nº 50, CESA, Lisboa, 1998.

Voltar à Página Principal

Anúncios

18 comentários »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

  1. oi Silivino!!!!
    Estou vendo que estás num bom caminho. conta comigo para o apetrechamento desta página (BCCC). Aquele abraço. Tcharape

  2. Muito obrigado, meu caro. Ficamos à espera de textos seus para publicar neste espaço. Abraços

  3. oi silvino, fiquei encantada com esta iniciativa que muitos contributos oferece. Sou tarrafalense e com muito orgulho, neste momento estou a terminar a minha etapa de licenciatura e achei a página muito interressante. força e continue pois esta constitui uma bela iniciativa. Mana de maria

  4. Muito obrigada, Alcidia.
    Fico feliz por saber que temos mais um de TARRAFAL a concluir a sua Licenciatura. É sinal de que estamos a trabalhar e que, com o trabalho, procuraremos progresso.
    Agradeço a visita e as palavras de incentivo aqui deixadas…
    Tarrafalensemente, Silvino.

  5. Olá,
    Foi muito proveitoso acessar este site e saber que existem jovens comunicadores do outro lado do continente fazendo jornalismo com muita competência e seriedade.
    Eu sou Filipe, teclo de João Pessoa, capital da Paraíba, Brasil. Se você olhar no mapa somos o ponto mais saliente da costa brasileira, ou seja, o ponto mais oriental das américas.
    Parabéns!
    Filipe

  6. a iniciativa e de se louvar, visto que da oportunidade as pessoas de dizerem aquilo que sentem e ou pensam.

  7. eu sou cabeleireira no Brasil, e já estive em Cabo Verde trabalhando, gostaria de devenvolver em projeto para dar aulas de cabeleireira para o povo caboverdiano estou a disposição para quem se enteressar no meu projeto. quando estive em CV prestei um serviço “voluntario”para as detentas do presidio feminino. estou a disposição para quem se enteresar no meu projeto desde já agradeço

  8. Sim, Senhor!. Silvino. So hoje “entrei” aqui na “nossa” BIBLIOTECA,e fiquei encantado “por ver tantas obras da tua(se me permite a aproximacao)autoria…Gostei…Que Deus te ajude mas,como Deus sempre ajuda aqueles que se esforcem para vencer,certamente “ELE” te estendera aquela “maozinha”…AVANTE pois, e GOOD LUCK…Estarei atento…Mantenhas.

  9. gostaria de poder consultar o Boletim Oficial online

  10. Oi silvino,em primeiro lugar quero dizer-te que o teu blog é muito rico e é uma excelente fonte de informação sobre o que se passa no nosso país em termos de comunicação social e não só. Eu fui caloira da Joana a tua amiga e colega de curso em coimbra. Estou a fazer mestrado em Jornalismo, e vou fazer um trabalho de recolha de todos os órgãos de comunicação existente em cabo verde e gostaria de pedir-te o endereço de alguns sites ou blogs que achares pertinente visitar. Como sei já estas nisso a mais tempo que eu e é sempre bom poder contar com opiniões de outros colegas, por isso se poderes manda-me um email.

    Abraços

  11. orr ki coisa mais idiotaa

  12. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  13. kkkkkkkkkk muito legal isso tudo!
    JENIFER EU TE ODEIO JORRAN VAI SE FUDER!!!

  14. Cordiais saudaçoes,
    Ha algum tempo que nao tinha visitado este blog. Ha mais conteudos, o design é melhor e continua a ser uma referencia importante no panorama digital crioulo, e nao so, em matéria de comunicaçao e jornalismo.
    Queria por isso parabenizar a sua iniciativa caro bloguista. Muito util, sobretudo para nos que andamos um pouco longe de CV.
    Pude ler alguns trabalhos interessantes e de muita relevancia para o enriquecimento da investigaçao no nosso pais. Continue nesta linha.
    Melhores cumprimentos,
    Joao

  15. SONHO ? Realidade ? Anseio TER(Criar)UMA PAGINA onde pudesse “dar a conhecer” toda a minha criacao( literaria, literario-musical, poetica )…apesar das minhas CARENCIAS PESSOAIS(no campo de UTILIZADOR, nascente). CERTAMENTE, surgira “do nada” alguem que me dara “asas” para poder voar…para esse INFINITO,pertinho, fazendo com que EU POSSA ALCAR ESTE VOO… rumo A DIFUSAO DAS MINHAS CRIACOES… dando azo A EXPANSAO “criativa’ DE QUANDO OCUPOU, OCUPA, E VAI CONTINUAR OCUPANDO, a minha mente, a massa encefalica QUE TODOS POSSUIMOS NA nossa caixa CRANEANA. Tu,, que estas lendo estas letras, DESTE MEU DESABAFO, se estas em condicoes de ME APOIAR,….nao atraze,,,,POR FAVOR…Te expero em 33,Quequechan Street – Apart.306, FALL RIVER – MA 02723-2115 – Home phone 1508 567 5335, ou “palakela@comcast.net”…Aceite um abracao deste TEU aMIGO,,,, Nana (Badiu di Praia)

  16. Gostei muito dessa página e esta a ser proveitoso mesmo.

  17. link

    Biblioteca | NÓS MEDIA – Weblog de Silvino Évora

  18. Muito obrigado pela colecção de datos e artigos feita aqui. Este site ajudou-me muito na elaboração do meu trabalho para uma asignatura sobre mídia nos países lusófonos na Universidade de Silesia, Polónia.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Create a free website or blog at WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

%d bloggers like this: