Contacto

e-mail feebleminds animated gifs and clipart

jornalmedia@hotmail.com

CONHEÇA TARRAFAL 


Voltar à Página Principal 

64 comentários »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

  1. oi tarrafal mod k ns ta?en ta spera ma nsta dreton sta le ta bai.un tenhe tchu sodade de ns.que nha k re contacta cu me un sta sempre le na net.c.verde sempre na coração.e principalmente tarrafal k de ns abraço atudos beijãoooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo

    oooooooooooooooooooooooo pra tudo k meconecem,patrícia tchutcha cu mulato.mais conhecedo pa(ti)adoro-vocs tarrafalense.

  2. abroço tarrafalence a tudos vocs.c,verde na corção.principalment nha tarrafal

  3. oi menes?tuodo em cema?beijaõ

  4. tchauuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu

  5. Obrigada pa bu visita e pa mensagem qui bu dexa li pa nós, Cristina.
    Volta sempre. Li, nu teni um espaço aberto pa tudo alguém. Abraços.
    Silvino Évora

  6. Um abraço e beijinhos desde a Galiza

  7. Olá Teresa,

    Muito obrigada pela tua visita e um abraço para ti. Adoro Galiza.
    Abraços
    Silvino Évora

  8. fico muitissimo alegre de vé os tarrafalesses que estao fora a mostrar tanto amor e carinho pra um lugar tao pequenina e maravilhosa.
    força silvino gostei de vé o seu trabalho, espero que o futuro nao te enganará.

    sou zeca de nha lucia…….

  9. Muito obrigado, Zeca, pelas suas palavras de força e de incentivo e por ter incentivado os nossos tarrafalenses a continuar a gostar do nosso querido Tarrafal e de torcer para que tudo corra pelo melhor.
    Abraços e visite-nos sempre.
    Silvino Évora

  10. ola eu fui sua aluna no liceu de fico muito contente de poder escreverte este mail tu és um exemplo dos tarrafalensses bjs..iza de portugal
    espero receber um email seu.

  11. Olha Isa, também estou muito feliz por uma antiga aluna minha ter me descoberto neste vasto mundo que é a Internet. Fico muito sensibilizado com as tuas palavras e por isso agradeço-te muito. Espero que o teu Natal tenha passado muito bem e que o novo ano seja ainda melhor.
    Se queres mandar-me uma mensagem, tens o meu endereço: jornalmedia@hotmail.com. Não posso mandar-te porque não tenho o teu mail.
    No entanto, é sempre bom receber uma palavra amiga dos antigos alunos.
    Abraços e tudo de bom, que a vida te sorria.
    Silvino Évora

  12. este é o meu email izamendesvarela@hotmail.com obrigado pelas palavras simpaticas o meu natal foi
    bom espero que tenha passado um bom natal e um feliz 2007.cheia de surpresas boas que 2008 seja melhor ainda e tambem queria saber se tens o mail do Amandio e do tó meu .,Ex prof muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuitossssssssssssssssssssssssssssssssssssssss bjs iza chão bom tarrafal mas a seis anos para ca encontrome aqui nesse pais onde a gente se afasta de toda a nossa infancia boa.

  13. Cabo Verde e caboverdeanos… um grande abraço des bu fidju k ka ta skeci de nhos nunca e k sta aguarada anciosamente ~PA KEL KÊ TA STA DE VOLTA PA NHOS
    ABRAÇÃO DE TAMANHO DE MUNOD
    Nelcido Barros

  14. Bom dia, com todo o respeito que merecem pela forma em que deixam os ouvintes, estes célebres portugueses que elegem um governo e que nunca são ouvidos pelas criticas, construtivas ou destrutivas, consolo-e de dizer que o pior Ministro que temos até este momento que deve ter o seu ego acima de todos os Portugueses e pensa que PORTUGAL é dividdo a meio dou-lhe os meus sinceros parabéns pels forma “HUMANA” como nos trata e sendo ele o pior ministro deve ser pago e bem pago para fazer sofrer todos aqueles que são doentes e que há sua familia não pertencem pelos parcos recursos que tenhem e que em nada se parecem com o deles”FECHEM-SE AS URGÊNCIAS DE TODOS O PAÍS E TEREMOS SOMO PARECE SER DO SEU DESEJO PORTO E LISBOA, SERÃO AS MELHORES OPÇÕES , POUPA-SE MAIS E OS PORTUGUESES GASTAM MAIS” Sofram bem os que neste governo votaram pois Eu já sofro e nada posso fazer. Até à próxima e bem hajam.

  15. Olá, amigo Silvino! Tudo bem?

    Um dia ainda hei-de ir à tua terra (ilha). Deve ser linda!

    Quando tiveres tempo passa pelo meu LABIRINTO DE OLHARES (o meu actual Fotoblogue diário)

    http://labirintodeolhares.blogspot.com

    e pelo meu OLHAR OVARENSE (fotos da minha terra,
    junto ao Atlântico).

    http://olharovarense.blogspot.com

    Abraço e continua…

    Abraço,
    FMOP

  16. sou uma tarrafalense, mas com orgulho e sinta orgulho quando vejos tarrafalenses com tanta ambição e amor pela minha terra. continuam assim. principalmente pelo e trabalho de sr. Sílvio.

  17. ja fui uma aluna sua no 8º ano e estou muito feliz por ver tantos tarrafalenses longe da terra como eu a interessar pelo seu desenvolvimento. por mais longe que estiveres maior é o amor.gostei muito das poemas e noticias.continua assim sr. Sílvio que o seu trabalho vai ser sempre valorizado.

  18. Muito obrigada, pelo teu comentário, Maura. Ainda hoje me lembro do teu sorriso tímido, que mais parece uma poesia. Gostei muito de te conhecer e de ter-te como minha aluna.ons
    Foram bons momentos aqueles em que eu era professor na Escola Secundária do Tarrafal. Uma verdadeira aprendizagem e serviu para que eu ganhasse gosto para a área do ensino. Gostei muito de te conhecer e de conhecer muitos rapazes e raparigas da tua geração, que hoje são jovens com projectos de batalhar para o desenvolvimento do Tarrafal.
    Um abraço sentido e amigo deste teu antigo prof.
    Silvino Évora

  19. OLa Silvino, queria deixar meus parabens por essas paginas excelentes, como caboverdiano fico orgulhoso quando “fidju de nós tchom” faça uma coisa do genero com o objetivo de conhecer a nossa sociedade neste quesito que é a comunicação e não só. Silvino queria também saber a tua opinião sobre uma noticia divulgada no seu webblog sobre o massacre da Virginia Tech na qual a cobertura da grande imprensa ficou desorientada pelo fato das informaçoes da tragedia terem sidos divulgadas, em grande parte pelos “blogueiros” e outros recursos das NTIC. E também saber como você se posiciona perante este fato e que implicaçoes isso teria no trabalho do jornalista mais propriamente no seu vinculo empregaticio, será que essa onda poderia levar ao subemprego ou mesmo desemprego de alguns profissionais das grandes empresas jornalisticas?.

    Reforço as minhas felicitaçoes pelo excelente trabalho e continuas sempre assim e cada vez mais força.

    Abraço fraterno de um irmão!

  20. OLa Silvino, queria deixar meus parabens por essas paginas excelentes, como caboverdiano fico orgulhoso quando “fidju de nós tchom” faça uma coisa do genero com o objetivo de conhecer a nossa sociedade neste quesito que é a comunicação e não só. Silvino queria também saber a tua opinião sobre uma noticia divulgada no seu webblog sobre o massacre da Virginia Tech na qual a cobertura da grande imprensa ficou desorientada pelo fato das informaçoes da tragedia terem sidos divulgadas, em grande parte pelos “blogueiros” e outros recursos das NTIC. E também saber como você se posiciona perante este fato e que implicaçoes isso teria no trabalho do jornalista mais propriamente no seu vinculo empregaticio, será que essa onda poderia levar ao subemprego ou mesmo desemprego de alguns profissionais das grandes empresas jornalisticas?.

    Reforço as minhas felicitaçoes pelo excelente trabalho e que continuas sempre assim e cada vez com mais força.

    Abraço fraterno de um irmão!

  21. p

  22. Caros amigos
    Sou colecionadores de selos e gostava de contactar colecionadores da Guiné Bissau, São Tomé, Cabo Verde, Angola e Moçambique.
    Muito Obrigado

  23. Caros amigos
    Sou colecionadores de selos e gostava de contactar colecionadores da Guiné Bissau, São Tomé, Cabo Verde, Angola e Moçambique.
    e-mail: rrufern@sapo.pt
    Muito Obrigado

  24. ta manda um abraço pa tudom nhas niggaz de tarrafal ,tino boy ,kareca boy ,sapety,val ,ju ,branco.zinho.nhos fk x ya.

  25. DJAN ODJA M NHA ZONA STA DISENVOLVE CADA VEZ TXEU,E NTA XPERA MA TA CONTINUA ASSI E CADA VEZ COM MAS FORÇA. DE NHA PARTE NTA DEXA CUMPLIMENTO PA TD KEL KÉ DE LA, E MXM KE KA É DE LA NTA DISEJA NHOX FILICIDADE. E NTA XPERA VOLTA PA LA PAN DJUDA AVANÇA KADA VEZ MAS TB.. NHOX FK DRETO ..TI AMO MUITO TARRAFAL BY

  26. BÓ TARDI HOMI TUDO NHAKU,NTA XPERA K SIM,NTXA TXEU CONTENTE KU NHAS MANUS DE TARRAFAL PA U KÉS TA XKREBI LI SIN SIN,MENSAGENS,COMENTÁRIOS,REENCONTROS,É SEMPRE BOM,E TB NTA AGRADECI NHÓ PA ÉS XPASSO K NHU XA TA DANU PA NU BAGULHA UM CUSINHA KU KUMPANHERU,OBRIGADU PA ÉS BLOG RIKIXIMO E INTERESSANTI,NK´RE UM KUZA SÓ…AI TARRAFAL DIA KUM VOLTA PA BÓ NTA XPREMEBU PAM DISFRUTABU TUDO BU SABOR.TARRAFAL UM MUNDO DENTU DI MUNDO UND É XTA,BEIJÃO PA TUDO TARREFALENSE NA MUNDO INTERO.XAU

  27. Eu gosto muito da minha vila e queria que todos os tarrafalenses gostassem também.

  28. hallo
    caboverdinus(a)mode que bai sta tudo fixe ou nau?
    ami é di principal tarrafal n’sta mora na alemanha nes momento,seria bom concheceba alguns coboverdianus(a) na europa ali na alemanha ka tem tcheu cabo verdianu e n’sta chinte sodade de papia criolo o conta parte …

    E tambe nu cre fase um festival de cabo verde ali na alemanha pa ajuda de criancas na nos terra e pa nu mostra nos cultura tambe .Purisso se algun algen conxi banda ou musicus caboverdianus(a)pur favor contactanu.

  29. nosso email c.goncalves@gmx.de

  30. cabo verde e de meu, e de bo ,e de nos tudo,
    enos ki sta li nu tem ki luta pa se sobrevivencia, e pa se desenvolvimento…
    a mi nsta xeu de sodade e vontade de bai pa nha terra, epena ki mi nsta li pouco tempo e ntem ki aguenta. E por isso nta manda nhos tudo abraço e beijo enorma.

  31. oi pessoal de tarrafal, a terra sabite que tempo?!! saudade ta mata pessoal nos terra é sabe de mas, e co quel site li aumenos no ta falo cu companhero… silvino tas de parabens, im orgulha tcheu so de sabe ma bo é fidjo tarrafalence e ma bu foi aluno de nha ma.. Maria…
    nhos fica dreto abraso de val de maria tchom, bom

  32. estou orando pela africa

  33. ola je ne suis pas de tarrafal mais je suis fiere d’etre capverdienne.je me permé d’ecrir en français car je sais que tu comprend——-tout d’abord un grand bravo pour ton travail –je ne savait pas qu’en faite t est un intelectuel des fois quand on discuté sur le nete je pensait que je t’aprenais certeines choses en faite c’est toi qui m’apprend, pour ton age t’es tres mur

    (tell e pris qui croier prendre)(annecdote)

    trop fort continu comme ça je souhaite q’un jour tu deviendra president du capvert vive le capvert
    excuse moi—-prosima vez n’ta tenta escrevi en criolou une admiratrice (eloisa)et merci pour tes poemes super bien. bisous;;;;;;;;;;;

  34. emtão malta de tarrafal td fix amos que sta na tarrafal nos fica ta sabi na nos sta na paraisso que deus quiria pa nos de tarrafal

  35. Alo,TERA SABY,di nha “amiga di kurason” -O L G A: n’KRE DA NHOZ UM PARABENZ DI TAMAHU DI MUNDU,PA EZ EXSILENTY TRABADJU “A RESPETU DI TARAFAL” KY MERESI MUTU MAZ.Pa tudu Tarafalensis n’kre manda um abrasu di tamanhu di Mundu, y pa nha “Olga”,sy mai(si e bibu ainda…n’dexaba el doenty,enkomodadu) e sy fidjas(nha grandiz amiguinhas) ki dja debi s’ta mudjeriz,ku muitu SODADI,SODADI,SODADI, ki so ta midjora ora ki n’ da un saltu pa Kabu Verdy,noz tera di sabura,y n’fazi nhoz kel surpreza.Pa Prezidety di Munisipiu,tudu si ekipaz di trabadju,povu Tarafalensi,trabadjadoriz na Tarafal e “PA BO – 0LGA – NHA GRANDI AMIGA,AKEL ABRASU(apertadu ti ta due bariga)XEIU DI SODADY Y GRANDI AMIZADI dez bu sinseru amigu di bedju “AMSF”(dja bu lembra??? Podi spera nha karta,brevi,ok? y n’ta mandabu nha “e-mail”(enderesu eletroniku)N’s’ta midjor maz idadi ka ta perdoa ninguem e forsa sa ta kaba na korpu.Notisia ta tchiga na bo,dentu di pokuz diaz.Mantenha pa tudu krioluz, KABUVERDIANAMENTY.

  36. *Neste “Dia das Maes”quero dedicar a minha mae Paula(falecida) e a todas as maes deste mundo krioulu(espalhado pelos cinco Continentes):

    Mae

    Mae
    Meu Armazem de feto inicial
    A caminho do utero
    Enquanto Senhora do meu prncipiar

    Mae
    Minha paciencia de nove meses
    Ama sagrada do recem-nascido
    Entendimento puro na puberdade

    Mae
    Meu inicio de vida
    A origem a fonte o berco
    Ente fantastico do embalo sagrado

    Mae
    Maezinha querida jamais esquecida
    Algo que nos encanta e enleva
    Enquanto Mundo for Mundo

    Mae
    Tres letras apenas
    Dois Coracoes Unidos
    Um so palpitar.

    Nota Importante: As tres letras(da margem esquerda)na vertical,compoem a palavra “MAE”(A RAZAO DO NOSSO SER).
    O Autor, Nana Ferreira/USA

    Feito, na Cidade da “Praia de Santa Maria”,de 2 a 3 de mMaio de 1996,com muito amor(infindavel…)
    *FELIZ DIA DAS MAES, A TODAS,COM UM BEIJAO…*

  37. Parabens,SILVINO,pelo excelente trabalho, a bem da unidade do nosso povo(nacao Caboverdeana)onde quer que se encontre. Continuarei atento e darei a minha colaboracao,sempre que possivel,dada a idade avancada ja, e o meu estado de saude(com algumas queixinhas,mais ou menos graves,dia vem,dias vao. Um abnracao a todos com MANTENHAS SAIDAS DESTE CORACAO KRIOLU, DI UM ‘Badiu Praiense,Santiaguemse e Caboverdianu a 100%,ki ta dispidi,por agora,ku um “ti logu”…

  38. Silvino Amigo. Genial esse “Crioulo, Que Futuro? Esse Jovem tem futuro…sim Senhor. Parabens amigo e que Deus te ajude. Sou um ‘QUE OUTROS CONSIDERAM “bom” EM PORTUGUES… Gosto de escrever,documentando-me antecipadamente, sobre temas gerais, de interesse para o bem de todos os humanos…me considero UM VICIADO EM SOLIDARIEDADE. Possivelmente,podera ser pelo facto de “NA MINHA VIDA”,a partir dos 19 anos(Mocambique) ate 39(regresso a terra)ter vivido com muito APOIO SOLIDARIO de gente de todo o mundo…e, depois,a partir da minha doenca “da coluna”(1992) ate esta…”tambem COM MUITA SOLIDARIEDADE” de gente que ja foram “mais do que familia,para mim” e ainda vem acontecendo”PARA VERGONHA DAS FAMILIAS(neste Mundo Cao,hoje chamado GLOBAL).Dizia,sou estudioso e gosto de escrever,mas me esta FALTANDO ALGO..Sobre o ALUPEC.Aproveitando esta LANCO DAQUI ‘UM APELO” a quem me possa ajudar”A DOCUMENTAR-ME SOBRE O ALUPEC”. Estar tentando escrever com base no ALUPEC sem conhecer suas normas e….o resto,e nadar em seco. E nao gosto nada..Me ajudem,POR FAVOR: Suportarei “os custos”como e natural. DESDE JA O MEU OBRIGADO a quem se dignar ajudar-me(Contacto: “ananidab@verizon.com” – “affr@verizon.net” ). Mantenhas, do NANA DY PALA LOPY

  39. apostar paginas internet…

    Eigentlich texas holdem hände free no deposit casino bonus online gambling internet poker site jouer au poker gratuit…

  40. ola sou uma amiga do t+ quero que voçes venhom para fogo porque estamos a presisar de um novo operador mais sufisticado voçes estão de parabens pelo trabalho vos desejo suçesso.

  41. Caros amigos tarrafalenses, estou satisfeito por tudo ouvido concernente a nossa querida vila e pra mais saber que colegas meus chegaram a um patamar louvavel que engradece todos nos e cabo verde. parabens amigo silvino. tenho saudades dos tempos de coimbra.por ventura tens noticias do ZEMGA, JISSI e companhia?
    espero retorno

    abraço

    Tarrafal

  42. Olá,
    Gostaria de colocar-me a disposição para free-lancer ou correspondente no Brasil Região do
    Pántanal, Centro-geodésico.
    Atenciosamente
    Ornildo de Oliveira Cardoso

    • oi sou a Mariza de limeira e estou procurando uma pessoa com o nome igual ao seu que é jornalista e faz muito tempo que nao vejo, por favor entre em contato pois foi uma grande amizade,se for vc seu apelido era nildo e treinava no sesi em limeira estou curiosa pra saber como esta.. abraços até mais!!!

  43. olá….sou estudante de jornalismo estou fazendo um trabalho sobre o jornalismo de seu país gostaria que vc mandasse por e-mail algum artigo contando mum pouco sobre o jornalismo televisivo do país. Obrigada aguardo sua resposta.

  44. Ola , sou Nelson Cunha de Lisboa e gostava que fizessem mais trabalhos sobre a jornalista Conceiçao Queiroz, pois foi a pesquisar os trabalhos dela e sobre ela que vos conheci.
    Obrigado

  45. e mi delson n ta representa tarrafal na nemours nos epesado nu tem grande vila nos é so artista na comedia flado farto tem medo fome nos q ta manda na natureza bom q bali q bem pa manchi

  46. oi porfavor como se escrive amo-te em criolo de s. vicente ?????
    obrigadinho

  47. CABOVERDIANO,SANTIAGUENSE E PRAIENSE,tenho um amor por ela,de tal forma,que nao me deixa ter o pensamento livre… e por mais voltas que der,ACABO SEMPRE PENSANDO NELA…(advinhem QUEM E ELA!…)e NESTA EPOCA NATALICIA,tendo presente o que nos disse Cristo “…QUE SO PARA PERDOAR,VALE A PENA NASCER…,dediquei a minha amada,este trabalho singelo:

    ENAMORADO DE TI…

    ESTOU ENAMORADO DE TI
    E SO EM TI SEMPRE PENSO
    A VIDA E NADA SEM TI
    SAIO P’RA TI SEMPRE VOLTO

    DO MEU CORACAO ES O AMOR
    EM TI PENSAR DA PRAZER
    P’RA TI QUERO BEM VOLTAR
    P’RA VIDA DE PAZ E AMOR

    A VIDA ME FAZ SAIR
    P’RA LONGE O FRIO SENTIR
    VOLTANDO P’RA TER O CALOR
    DO TEU REGACO DE AMOR

    …Me confesso”ENAMORADO DE TI,CABO VERDE,MINHA TERRA AMADA”.
    Natal de 2008 -24/Dez/2008/USA
    O Autor, NANA DY PALA LOPY

  48. *** Estas tres estrelinhas,representam os meus tres amores “PRAIA,SANTIAGO,CABO VERDE” e continuo enamorado…dai que, por ter estado adoentado desde Setembro passado(Casa/Hospital/Farmacia/Casa e vice versa…doente de corpo,nao da mente…) me foram saindo…nas horas de…ia dizendo TRISTEZA,mas nao,”horas de solidao meditantemente sentida”…e ele(pensamento)segue,sempre, para os FAMILIARES,O MEU POVO,O MEU PAIS,A HUMANIDADE…e AQUELE que criou todo o Universo e Quanto n’ele existe.Sempre que o possa, ca me tem para”com Um Click” vos mandar as MINHAS CRIACOES,a todos vos (leitores)enderecados: eis, pois:
    ####### DESEJU MAIOR ###########################
    KABU VERDY TEN DEZ ILIA
    NOVY DEZ E ABITADU
    KU SY POVU MARAVILIA
    DEMOKRASIA KUSTUMADU
    ###
    SANTIAGU ILIA MAIOR
    KU SY POVU ENKANTADOR
    KY SEZ DEZEJU MAIOR
    E VIVE NA PAZ Y AMOR
    ###
    KADA ILIA UN SABOR
    NINUN DEZ E KA MIDJOR
    TA DJUNTA MO NA LABOR
    PA UN PRUGRESU SEN DOR
    ###
    FESTIVAL NA GAMBOA
    SANTA MARIA Y BAIA
    KARNAVAL NA MINDELU
    NOZ ALEGRIA MUDELU
    ###
    SY MORNA E MUDJER NA PETU
    KOLADERA E RABOLA KADERA
    FUNANA Y BATUKU RAPIKADU
    SANGY KENTY TA KORY NA VEIA
    ###
    PAZ Y AMOR E NOZ DEZEJU
    PROGRESU DJA STA NA NOZ MO
    DEMOKRASIA E UN REZULTADU
    DY NOZ KUSTUMADU DJUNTA MO.
    ***
    “Nana dy Pala Lopy”,y ty logu…

  49. #### Gostei de ler, a momentos os Comentarios na pagina “CONTACTOS”. O Silvino amigo, pela sua experiencia na materia, SABE E BEM, que cada um tira aqui para fora ‘O QUE LHE VAI(bem ou mal) NA ALMA(ou no coracao). E de admitir todas as criticas e sugestoes(preferivelmente,para mim). ENTRETANTO, devo acrescentar, QUE NAO CONCORDO COM O USO DE TERMOS “Ofensivos,ou quase ofendendo outrem”. Como dissera em UM DOS MEUS COMENTARIOS DE A DIAS, ISTO QUE AQUI FICOU NAO E UMA CRITICA. Eu nao critico, opino sugerindo(PARA MELHORAR)o que INFELIZMENTE muito pouca gente vem fazendo. DJUNTA MO e um habito vivencial caboverdeano(quer onde estejam). – Eu ja as vivi(em paises por onde passei ou vivi residindo, umas vezes fixas por anos, outras em transicao,seja por motivos de trabalho ou de saude”pessoal ou familiar”). DEVO PENSAR QUE “Djunta Mo” ainda e um acto vivencial, ou DEVO MUDAR DE OPINIAO, dizendo(alias escrevendo) que “ERA UM HABITO VIVENCIAL DOS CABOVERDEANOS”. Todos sabemos que e mui facil VER OS ERROS DOS OUTROS…(esquecendo os nossos)NAO SERA POR ISSO QUE EXISTE TANTA CRIMINALIDADE, ODIOS,VINGANCAS,DESAVENCAS, (fico por aqui,porque a lista seria longa em demasiado). HAPPY NEW YEAR a todos,com sincera ‘SODADY…”

  50. konpatriota Nana dy Pala Lopy, nhas mantenha!

    Lisin N odja na un komentariu di nho ma nhu kre konxe regras di ALUPEC. Nton, nhu ba spreta nha artigu lisin http://liberal.sapo.cv/noticia.asp?idEdicao=64&id=21957&idSeccao=527&Action=noticia undi ten link pa dokumentus OFISIAL ku regras di ALUPEC i ten inda un link pa un rezumu di kes bazi ALUPEC ki N faze. Bon pruvetu!

  51. ### nHA GENTIZ… ALEN LY..mARSIANU SABY MA N’TA LE TUDUZ ESKRITA DY JORNAZ DY NOZ TERA…SO KY TENPU E POKU…Nen sy nu kre, nu ka ta konsigy kumenta o da opinion na tudu kau. N’ stevy dy Setembru para fin dy Nuvembru un poku aduentadu. N’sta ta terapia, mz “uns doriz mariaduz na membruz(perna ,pe e breasu ty ombru) ky ta difikuntan “xinta na komputador txeu tempu. DEUS E GRANDY MUNDU E LARGU…dy ly uns diaz n;’ta fika mijor…SIMA NOBU(KU 67 DJA). N’TA PENSA MA kriolu s’ta no bom kaminhu..kritikas…e bom….pamody KA FLA NADA e pior “”dexas fla, nu oby, nu analiza y ken ky ten puder di disidy “TA DISIDY” pamody e pa kel ky e elegidu, o e numeadu..E KA SY, NHAZ GENTIZ.. tY PROSIMU VOLTA..ah… dja n’squeseba…ALGUN AMIGU, LE NHA PIDIDU DY “dadus sobry ALUPEC… e mandan…maz foi na altura ky “n’ka staba bon”’ y kantu n’ volta pa konmputador, n’ atxa ‘DJA EZ LIMPAN TUDU KUZAS KY N’TINHA N ‘delected itens” ALGUNS N’KA PASSABA INDA PA NHA ARQUIVO “my documents”. Sy e ka masada dimaz, N KRE PIDY K’EL AMIGAO, pa e repetin kel djuda ke daba my- desbez n’ta arquival logu k’in resebel.OBRIGADU A TUDU NHOZ e mantenhas pa tudu familia(dy sangy y familia dy nos media), NANA DY PALA LOPY(Ferera tamby)

  52. …Amigus… A my Nana n’teny fotografis “”ky n podeba poy, MAZ N’KAKONSIGUY INDA ‘TRANSFIRY FOTO DY NHA ARQUIVU PA SPASU KI N’MESTY” -, algen pody djudan???Obrigadu. Nana(di nhoz)

  53. PARA BOM ENTENDEDOR MEIA PALAVRA BASTA….compreendi…ou alias….

    NAO COMPREENDI PORQUE E QUE ME DESLIGAM A MINHA ESCRITA, a meio….ISTO E MESMO CORRECTO?????

    nAO HAVERIA OUTRA FORMA DE O FAZER>????\\

    nAO VOS IMPORTUNAREI JAMAIS…ESTA E A MINHA ULTIMA MMENSAGEM, A NAO QUE ME FACAM ENTENDER OS PORQUES, DESTA VOSSA ATITUDE….para com um leitor assiduo, que vos admirava e vos respeita….Arnaldo/Nana(Adeus)

  54. A N O V A I N Q U I S I Ç Ã O

    Tomás de Torquemada, padre nascido na Espanha, junto com Isabel I, rainha de Castela e Leão, organizadores da inquisição, que após 4 historiadores terem acesso aos arquivos secretos do Vaticano, se descobriu que foram condenados à fogueira, mais de 9 milhões de pessoas durante 4 séculos, pelo simples fato de não serem úteis e interessantes ao sacro poder daquela época.

    Fernando e Isabel patrocinaram as conquistas que saquearem a América que, ao chegarem às civilizações pré-colombianas, prometendo libertação e sob o pretexto de evangelizar, trucidaram, espoliaram e dizimaram culturas milenares. Isabel cometeu horrores em nome da fé, não sobrando nenhum bem espiritual da inquisição, apenas miséria. Na Espanha de hoje é considerada heroína, o que não surpreende ninguém já que neste país, os toureiros que maltratam os animais de formas terrivelmente cruéis, também são considerados heróis. Em Porto Alegre temos uma praça com seu nome em frente ao Colégio Pão dos Pobres, certamente para homenagear sua intolerância religiosa e sua fome de poder que causou a morte de milhões de pessoas.

    ESTAMOS AGORA DIANTE DE UMA NOVA INQUISIÇÃO. Enquanto na África na década de 1980 morreram mais de 25 milhões de pessoas de AIDS, deixando também milhares de órfãos que vivem nas ruas, e que serão as próximas vítimas, o Sr Ratzinger, ao visitar Angola, num ato de terrível e insuportável irresponsabilidade, resolve condenar o uso de preservativos, aliás, política insana adotada pelo Vaticano há muitos anos. Acreditando na famigerada infabilidade papal, a mesma que acobertou crimes religiosos durante séculos, foram queimados toneladas de camisinhas que certamente iriam salvar incontáveis vidas humanas. Sob o pretexto de promoverem a fidelidade no casamento, não se deram conta que com quase 30% da população africana contaminada, mesmo que resolvam à partir de hoje serem fiéis, necessitarão dos preservativos para que a doença não passe para o parceiro conjugal. A arbitrariedade da Igreja,causarão a morte de muito mais pessoas do que ocorreram no holocausto e na inquisição juntos.

    ALIÁS, À QUEM INTERESSA DIZIMAR A POPULAÇÃO AFRICANA?

    Dr.MOISÉS ELI MAGRISSO – médico – cidade de Porto Alegre – Brasil

  55. Olá professor,
    Parabéns,que Deus abençoe os teus caminhos,que cada dia que nasce seja mais um dia do teu sucesso.
    É bom saber o quanto as pessoas valorizam o nosso TarrafaL.
    Desejo á todos os jovens do Tarrafal um futuro brilante,lutando sempre com o objectivo de alcançar a victória.
    Beijos para todos os tarafalenses,em especial para ti a minha familia.

  56. oi, gostaria de saber como voces conseguem por materias com 90% de mentira…
    ja era de se esperar, um jornal onde não põe o intersse da populção e sim dos mais favorecido…
    acabei de ver a matéria ond vc tem a CARA DE PAU de falar q foi o Banco do Brasil que duou os presentes p/ casa da criança… MENTIRA QUE FOMOS NÓS… A POPULAÇÃO DE CABO VERDE, uma vez q pegamos a carta no banco e depois levamos os presentes, eu mesma fui umas das mtas, então me responda como foi o Banco????

  57. parabéns pela grande MENTIRAAAAAAAAAAAAA da semanaaaaaaaaaaa
    como o Banco do Brasil duou presentes?????MENTIRAAAAAAAAAAA
    Q FOI OS CIDADÕES CABOVERDENSE, E Ñ O BANCOOOOOOOOOOO
    como jornal de verdade ve se corrige a matéria, é o minimo né…
    ou mais uma vez vão virar o pinoquio…
    cade a credibilidade desse jorna?????

  58. AMIGOS DA ÁFRICA

    A VERMINOSE ESTÁ MATANDO AS PESSOAS, E OS MÉDICOS NÃO ESTÃO SE DANDO CONTA, DEIXANDO DE RECEITAR VERMIFUGOS. NUNCA ACREDITE EM EXAME DE FEZES NEGATIVOS, SEJA QUAL FOR O NÚMERO DE AMOSTRAS. TOME VERMIFUGOS DERIVADOS DO ALBENDAZOL PELO MENOS 3 VEZES AO ANO. COM ISTO TERÁ MUITO MAIS SAUDE, DISPOSIÇÃO E EQUILIBRIO VITAMINICO E SAIS MINERAIS EM SEU ORGANISMO. MOISES ELI MAGRISSO

  59. salut silvino élvora ça va tou t´as quei Âge viens volés rÊves je pars de chez moi.. non…….
    merci

  60. spośród Bild media creation Procjonem. Upierają się w tym miejscu, że bildpresse Łódź
    istnieje zbyt innowacyjna, by ponosić zadłużenia za ów system.
    ..
    – Karnacja jest w najwyższym stopniu odpowiedzialną osobnikiem z naszej firmy
    wszystkich – oburzyła się Damia.
    – Oczy.

  61. ola qeira saber se as inscricoes ja chegaram ao fim. desejo inscrever-me para es universidade ainda este ano letivo

    • Iranim, depende de quando nasceste?

  62. bom dia Silvino gostava de o seu email porque gostava de trocar umas informações consigo, moro em Lisboa.

    Cumprimentos


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Site no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

%d bloggers like this: