‘Rosa Brava’ em livro

Julho 27, 2007 às 10:27 am | Publicado em Comunicação e Sociedade | 7 comentários

“Rosa Brava, pastora de sonhos e outras histórias” é a mais recente obra do jornalista Pedro Coelho, um dos mais hábeis repórteres  televisivos da TV portuguesa. O livro reúne três trabalhos que o jornalista desenvolveu na SIC, estação na qual trabalha, com o enfoque especial para a mais recente reportagem, com o título de “Rosa Brava”. Conta a história de uma rapariga em idade escolar que vê a vida a passar-lhe literalmente  ao lado, no meio de vacas e lidas da terra, quando podia estar na escola a aprender e a brincar com jovens da sua idade.

Relativamente à reportagem propriamente dita, a especialista em jornalismo televisivo, Felisbela Lopes, docente da Universidade do Minho, escrevia, no dia 6 de Fevereiro, no Jornalismo & Comunicação, o seguinte:

“Não foi uma reportagem qualquer. Poder-se-ia dizer que teve ampla promoção em antena e que aproveitou a confortável boleia de “Ainda há pastores” de Jorge Pelicano. No entanto, “Rosa Brava”, que a SIC exibiu domingo à noite em “Reportagem SIC”, foi um trabalho jornalístico de grande qualidade: bom texto, excelente montagem e, por entre as falas dos intervenientes, sentiu-se sempre um repórter que, no terreno, se movimentava de forma distinta: sem se impor (sem se mostrar na imagem), Pedro Coelho pôs as pessoas a falar como se ele e o repórter de imagem não estivessem lá. Não é fácil e, por isso, o seu trabalho é distinto. As audiências ficaram presas à reportagem. Segundo escreve hoje o “Jornal de Notícias”, o programa alcançou 18.5% de audiência média, sendo “o mais visto do ano em toda a televisão portuguesa e o mais visto da SIC desde o Mundial de Futebol do Verão passado. Destronou o primeiro lugar do jogo da Taça de Portugal entre o Benfica/União de Leiria”. Estes dados impõem estas interrogações: se a informação semanal rende audiências, porquê continuar a apostar em novelas de má qualidade? Se a informação semanal atrai interesse público e interesse do público, não é tempo de terminar com grelhas monotemáticas ao serão? É claro que grande parte do mérito destes números se deve aos autores de “Rosa Brava”, particularmente a Pedro Coelho, um dos melhores repórteres da TV portuguesa. No entanto, este poderia ser o tempo de a SIC voltar a rentabilizar os seus trunfos ao nível da informação”.

Anúncios

7 comentários »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

  1. Gostei bastante dessa reportagem. Veleu a pena.

  2. Pois é, Ivan. Eu adorei a reportagem… assim como adoro quese todas as reportagens do homem. Ele trabalha muito bem as palavras.
    Um abraço,
    Silvino Évora

  3. eu adorei a reportagem e gostaria muito de entrar em contacto com a Rosa.

  4. De férias em Porto, tive a oportunidade de ver a reportagem da Rosa Brava. Ao fim dela, lembrei-me duma cançao cantada por uma fadista, pode ser Katia Guerreiro? Nao sei si tem relaçao ou nao. Da reportagem só posso dizer que foi optimo. Acho que a Rosa da reportagem é uma mistura da Heidi e da personagem protagonista do filme Emmas Glück. Desculpem o meu português, sou uma espanhola que adora Portugal mas nao fala a vossa lingua muito bem.

  5. reportagem interessantes sobre rosas vermelhas
    e figuras dela

  6. Bem… a reportagem foi optima, e a histótia da Rosa me emocionou muito. Parabéns ao reporter Pedro Coelho.

  7. Primeiro quero elogiar as pessoas que estiveram envolvidas nestas entrevista desde o jornalista ao repórter de imagem. Nunca pensei que em pleno século XXI houvesse pessoas tão retrogradas em temos do futuro dos filhos não os deixarem estudar. Gostava de conhecer a Rosa se fosse possível


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Site no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

%d bloggers like this: